sábado, 10 de agosto de 2013

Os homens têm medo de mulheres independentes?

De acordo com a terapeuta, alguns homens ainda não estão preparados para elas
Depois de séculos e séculos no comando, os homens ainda estão aprendendo a conviver commulheres fortes e independentes de modo harmonioso: hoje, elas e eles dividem o poder, seja de uma casa ou de uma nação. Ainda que essa mudança esteja ocorrendo de maneira gradual, a ala masculina parece ressabiada com o novo modelo de conduta feminina, como conta a terapeuta comportamental Ramy Arany.  “Mulheres deste padrão são oponentes ao velho arquétipo de 'Amélia', aquela que é submissa, mansa, de visão acanhada, de ideais nada visionários, enfim, limitada à velha cultura preconceituosa que determina que lugar de mulher é em casa cuidando do marido e dos filhos”, explica.

A questão é como os homens lidam com essa nova mulher, que não depende economicamente de nenhum homem, não se deixa ser controlada, ou pelo menos ser controlada facilmente? Muitos ficam extremamente inseguros, pois uma mulher que tem domínio da sua vida exala autoconfiança. “O ciúme é também bastante causador de problemas, pois sendo a mulher independente, de difícil controle, causa nos homens a insegurança, por exemplo, de não saberem onde ela se encontra, o que está fazendo. Isso termina na desconfiança, principalmente quando se trata de uma relação amorosa”, diz a terapeuta. Ramy ainda complementa: “muitos homens não conseguem lidar com mulheres deste tipo por uma questão de imaturidade emocional. É como se ela representasse muitos desafios para vencerem em relação ao orgulho e ao papel de 'macho' dominante”.

Medo delas? 

Há inclusive aqueles que se sentem desrespeitados na presença dessa mulher mais “forte”, principalmente quando estão na presença de outros homens. Essa imaturidade, para felicidade feminina, faz com que esses homens evitem relacionamentos sérios, já que não se sentem em condições de lidar com elas por puro medo e insegurança. “Ainda bem que não são todos os homens que pensam desta forma e se sentem desconfortáveis na presença de uma mulher deste porte”, diz Ramy, aliviada.

“Penso que um homem para aceitar a força e a independência de uma mulher necessita ser verdadeiramente homem e não somente 'macho'. É preciso que haja por parte dele admiração e reconhecimento à capacidade da mulher e respeito pela sua liberdade, pois afinal ninguém é de ninguém. Penso ainda que os homens necessitam, também, se reconhecerem e se sustentarem na verdadeira força masculina, pois somente assim não se sentirão ameaçados pela força feminina”, finaliza a terapeuta. 
Marcell Filgueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário