domingo, 30 de dezembro de 2012

Seu namoro vai longe?

Dizem que um casal só é feliz de verdade se tem um relacionamento saudável. Mas o que isso significa exatamente? 

 
Vocês jogam aberto?

Certamente já ouviram um milhão de vezes que comunicação é tudo - inclusive para assuntos do coração. E é o conteúdo da conversa que diferencia o casal que, ok, se dá bem daquele com uma ligação sólida. "Um precisa ter liberdade de dizer ao outro o que passa em sua cabeça, sem medo de represálias", ensina a psiquiatra Keith Ablow. Em uma relação saudável, não há censura para tratar de temas delicados. Você não deve ter pudor de revelar, por exemplo, que aquela resposta grosseira a magoou. Em contrapartida, seu homem pode (e deve) confessar o que realmente pensa sobre sua amiga - mesmo que não a agrade.Em um relacionamento saudável, o casal é capaz de administrar seus problemas honestamente e de resolvê-los junto.
Vocês mantêm a individualidade?

Definitivamente, abrir mão de amigos e interesses para dar atenção exclusiva ao seu homem - e esperar que ele faça o mesmo - pode ser fatal. Casais que seguem a cartilha da "dedicação total a você" se arriscam. Primeiro, porque um vai cansar do outro. Segundo: há um forte indício de que alguém está se sublimando nessa história. Afinal, é praticamente impossível ter cem por cento de interesses em comum. Em contrapartida, viver experiências separadamente ajuda cada um a crescer e, consequentemente, a evoluir como casal. Cá para nós, você acha mesmo certo deixar de ir ao show do Jack Johnson só porque seu namorado não gosta dele? Dar (e receber) passe livre é um atestado de que o relacionamento continua firme como uma rocha. "Não se sentir ameaçada e não ter ciume quando ele sai sem você é sinal de que está segura nessa relação”, observa a terapeuta Lisa Firestone. "E mais: trata-se de um ato de generosidade, pois mostra que preza a felicidade de seu amor".
Vocês são autênticos?

Nos primeiros encontros, você assiste ao jogo de futebol com um sorriso no rosto e até topa acampar se ele sugerir. O gato, por sua vez, passa a tarde trocando roupas no shopping com você, ouve com atenção a história da briga da sua amiga com uma fulana do trabalho. Enfim, os dois se desdobram para impressionar e mostrar o seu lado mais bonzinho, tolerante, companheiro. Depois que o namoro engata, é natural que os defeitos apareçam. E nem se esforce para tentar escondê-los. Isso tornaria a relação superficial! Conforme o namoro fica sério, as defesas e inibições precisam ser reduzidas. A marca registrada dos casais saudáveis é que um aceita o outro do jeitinho que ele é. Escancarar seu lado verdadeiro é mais do que sinal de união. Trata-se de um atestado de que essa paixão vai longe. "Você só expõe suas fraquezas e fica vulnerável porque confia em seu namorado, e vice-versa", explica Lisa. Aceitar o outro mesmo ciente dos defeitos é prova de amor incondicional.
Vocês se divertem juntos?

Outro ingrediente de uma ligação sólida é a capacidade de passar momentos gostosos a dois. Melhor ainda se o seu homem souber fazer você rir. Por uma razão: o senso de humor ajuda a suportar as turbulências do dia a dia. Não significa ter de namorar um ator de comédia stand-up. O segredo do sucesso é curtir a companhia do seu amado a ponto de encarar as dificuldades de maneira light.
Vocês sobrevivem a uma seca sexual?

Ninguém sabe ao certo quando a vontade de transar todo dia toma chá de sumiço. O fato é que acontece até com os mais apaixonados! A boa notícia: essa queda de energia erótica pode ser recarregada. "Nenhum casal consegue manter a rotina de sexo a toda hora do começo da relação", diz o terapeuta M. Jay Fibus. "O desafio é saber lidar com a calmaria e buscar formas de reacender o fogo". A chave para acabar com o marasmo entre quatro paredes é dar e receber.
Ele faz de você alguém melhor?

Pode parecer clichê, mas em duplas ultrassintonizadas um ajuda o outro a brilhar e, na maioria dos casos, isso só faz com que a relação fique mais forte e saudável. "Graças a esse suporte mútuo, ambos crescem emocional, profissional, espiritual e sexualmente", diz a psiquiatra Keith. Em outras palavras, a recomendação dos especialistas é: torçam um pelo outro. Se selarem esse compromisso, vão evoluir como casal e individualmente.
Cápsulas de vitalidade
  Manter a média de dois elogios para cada crítica que fizer.
Dizer “Eu te amo” sempre que der vontade (nunca é demais).
Preparar um jantar a quatro mãos.
Tomar café da manhã na cama juntos.
Fazer carinho enquanto assistem a tv.
Ouvir uma história do outro com atenção.
Brindar sempre que forem beber algo em casa, num bar...
Dar um presentinho fora das datas comemorativas.
Citar uma qualidade do outro na roda de amigos.

 

sábado, 29 de dezembro de 2012

Os sete pecados capitais do primeiro encontro

Ficar preocupada com o celular, exagerar no charminho ou não se divertir: colunista ensina a evitar os erros mais comuns

O primeiro encontro é um dos momentos mais complicados de qualquer relação. Você fica totalmente aberta às avaliações do novo parceiro e, ao mesmo tempo, quer fazer de tudo para passar uma boa impressão. Mas a ocasião também pode ser bem prazerosa, algo de que os dois possam se lembrar para sempre com boas risadas. Mas, para isso, você precisa fugir de algumas derrapadas. Confira abaixo quais são os sete pecados capitais do primeiro encontro.

 

Pecados do primeiro encontro: imagina sair com alguém que não larga o celular?

1. Não se divertir
A meta principal de todo primeiro encontro é simples: se divertir. A primeira saída combinada do casal pode ser bem estressante, pois envolve uma série de incertezas. Quem vai pagar? Vai rolar beijo? Abraços? Ele vai pedir para te encontrar novamente ou serão somente amigos? Mas, acima de tudo, o primeiro encontro deve ser alegre para aliviar o nervosismo. É justamente por isso que os casais vão atrás de programas divertidos para a ocasião.


2. Exagerar no charminho
Já repeti isso algumas vezes: o homem só valoriza aquilo que é difícil de ser conquistado, seja um bem material que ele demorou anos para comprar ou um relacionamento que exigiu bastante esforço. O que vem fácil demais não gera atração. Mas o primeiro encontro não é a hora de esconder quem você é ou se fazer de difícil. Estar aberta ao novo parceiro é a habilidade de demonstrar sentimentos autênticos, sem esconder quem você é na verdade. Pratique isso.


3. Falta de contato físico
Calma! Não estou falando para sair agarrando o cara a qualquer custo. Mas como já expliquei em uma coluna passada, o contato físico tem grande poder de sedução. Muitas pessoas reclamam que não rolou química ou que o primeiro encontro transcorreu de maneira forçada, sem conexão. A solução para isso é o contato físico, pois ele cria intimidade entre o casal. E não precisa ser exagerado, bastam leves toques no braço e na mão para começar.


4. Falar do ex-namorado
Este é o pecado capital mais clássico. Mas por que falar de relacionamentos passados é um mandamento proibido? A resposta é simples: o primeiro encontro serve para construir uma nova relação, com uma nova cara e identidade. Se o assunto do ex entrar no meio, poderá influenciar diretamente o começo dessa nova relação. Por mais que seu ex esteja superadíssimo para você, o assunto pode afetar a maneira como seu novo pretendente enxerga a relação. A regra é a mesma sobre falar da ex do cara. Ele está com você e não com ela, então relaxe!


5. Não ler os sinais
O primeiro encontro deve ser encarado como um test-drive do que o seu parceiro pode oferecer. É nele que você terá uma base – mesmo que superficial – de como o rapaz poderá ser como um futuro namorado. Será que vocês combinam? Você só terá uma ideia se ficar atenta ao que ele está fazendo. Não precisa ficar encanada, mas não se esqueça de tentar conhecer ao máximo o seu parceiro.


6. Ficar preocupada com o celular Imagine um belo encontro romântico com um cara que coloca o celular na mesa e não para de mandar mensagens. Tem coisa pior? O problema é que ficar usando o celular no encontro passa a imagem de que a outra pessoa não é nem um pouco importante. Além disso, o uso exagerado do telefone pode gerar silêncios e situações constrangedoras. Não faça isso com o coitado.

7. Não deixar ele pagar a conta
Este também já foi tema de outra coluna. Assim como falei anteriormente, o fato de pagar ou não a conta pode influenciar diretamente o rumo da relação: para um vínculo mais tradicional ou para um vínculo sem dominância. Mas no primeiro encontro tal regra não se aplica. Deixe que ele assuma a conta. Você pode até se oferecer, mas não insista. A única exceção é se você fez o convite. Aí, não tem problema nenhum em pagar.

 

10 mentiras masculinas mais comuns

Fuja das 10 mentiras masculinas mais comuns

Fuja das mentiras masculinas

 1. "Eu te amo, mas estou confuso"
Essa é cascuda. Em 99% dos casos trata-se apenas de uma maneira polida de ele dizer bye-bye. Vendo pelo lado positivo, há de se reconhecer que o rapaz está sendo educado. E, como existe apenas 1% de chance de estar mesmo confuso, minha dica é: tire o time de campo, que esse jogo está perdidinho da silva.

2. "Não vai dar para sair hoje, tenho de resolver um problema urgente no trabalho"
Com o perdão do trocadilho, aqui ele nem se deu ao trabalho de inventar uma desculpa melhor. Ou faltou imaginação ou vai ver... é verdade mesmo, né? Será que ele inventou uma história assim tão chocha justamente para você pensar que é mentira, senão teria inventado uma desculpa mais elaborada? Bom, dessa vez passa.

3. "Todas as minhas colegas do escritório são umas barangas"
Que falta de sorte, hein? Talvez seja hora de mudar de emprego. Ou de parar de mentir tão descaradamente.

4. "Eu sou diferente dos outros homens"
Essa é boa, embora tenha um quê de traição à categoria dos machos. Até porque... Diferente como? Onde? Quando? Fica subentendido que todos os homens são meio desqualificados por natureza e que só o bonitão aí excede. Depois, auto-elogio é ruim de aturar.

5. "Vou terminar com a outra. É você que eu amo"
Pode até ser. Mas, se já faz mais de três anos que ele diz isso, o que não vai terminar nunca é essa enrolação. Na verdade, não somos seres monogâmicos por natureza. Mas a sociedade em que vivemos diz que temos de ser (não estamos em países muçulmanos que permitem aos homens coabitar com quatro mulheres, certo?).

6. "É claro que eu ouvi"
Pois é, o sujeito está vendo o futebol e você vem com uma história interminável sobre... sobre o que mesmo? Quando percebe que ele não está nem aí e cobra atenção, o espertinho coloca todos os neurônios disponíveis de plantão para descobrir qual a resposta certa a ser dada. No fundo, ele apenas não deseja magoá-la além da conta. Ou seja, educação, dez; sinceridade, zero. Média, cinco... Passou!

7. "Nem reparei (que a sua melhor amiga colocou silicone; que aquela loira tem um bumbum lindo; que aquela gata está me dando bola...)"
Essa mentira faz parte da lista não só das deficiências de caráter como das de visão. Mas pode ser exatamente o contrário: de fato, ele enxerga muito bem, sabe que você é ciumenta e não vale a pena aborrecê-la e se aborrecer com bobagens desse tipo. Como diz a minha avó, lavou tá novo, passou colírio tá limpo (vovô era oftalmologista). Depois, reconheça-se: ele pode ser cego, mas que tem tato, tem...

8. "Eu disse aquilo (que você engordou; que a sua roupa está horrível; que o seu cabelo parece uma juba...) só para te provocar"
Tudo bem: em um momento de irreflexão, saco cheio ou distração, ele falou o que não devia. Se não dá para desdizer o que foi dito, pode-se invocar uma razão maior para o que foi (mal) dito. De qualquer modo, a intenção foi boa: mantê-la ao lado dele.

9. "Passei a viagem toda pensando em você"
O danado solta essa por medo de você descobrir o que ele aprontou durante a viagem... Esse é o famoso verbo “omintir”: significa que você deixa de falar algumas coisas, como se não fossem importantes, mas que na realidade são importantérrimas.

10. "Isso nunca me aconteceu antes"
Encerramos a lista das dez mais com esse verdadeiro clássico das desculpas esfarrapadas. Sim, é claro que deve ter havido uma primeira vez em que isso aconteceu, mas é quase certo que não tenha sido com você. Mas por que o homem mente aqui? Ah, para manter a auto-estima elevada (pelo menos alguma coisa fica pra cima...), para você não pensar que o problema é com você (bonita, essa...) nem achar que o material, como um todo, não é de boa qualidade.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Nada é po acaso

NADA É POR ACASO...
 


As DISTRAÇÕES cotidianas que lhe desviam de seus objetivos sempre serão distrações que lhe darão um prazer imediato, do contrário não teria este poder de lhe distrair...

Isso significa que para conquistar metas ousadas em sua vida, vc precisará ser muito forte e maduro para entender que existe tempo para plantar e tempo para colher; tempo para ter foco e tempo para relaxar; tempo para dedicação total e tempo de diversão total.

Sabemos que o sucesso é alcançado apenas por uma minoria e isso não é uma casualidade. Poucos têm disciplina e determinação de manter-se na direção certa sem se distrair no meio do caminho.

Os que insistem em manter um estilo de vida descompromissado com suas metas, como se elas caissem do céu, geralmente sustentam esta decisão convencendo-se de que a vida é muito curta e que preferem qualidade de vida em vez de ficar esquentando a cabeça. É o famoso "deixa a vida me levar".

Mas todos nós sabemos que as consequências desta decisão geram muito mais dores de cabeça do que se imagina, além de um outro tipo de dor que, com o tempo, aparece como um brinde: a dor de cotovelo.

O resumo é simples: Quem SOMENTE pensa no imediato, não desfrutará no futuro. Mas quem entende que existe tempo para tudo e dedica-se 100% na hora que deve, vai desfrutar no futuro como poucos, MUITO POUCOS...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nínguém curtiu?

Compartilhar informações pessoais nas redes sociais virou moda. O problema começa quando a pessoa "não tem filtro". Tem quem poste fotos em que aparece bêbada, reclame muito da vida... Será que você é assim também?

 

É o chefe carrasco e o trânsito engarrafado ou o namorado dando perdido. Todo dia é a mesma coisa: sua amiga não para de resmungar. No Brasil, 60% dos usuários das redes sociais reclamam das coisas irrelevantes compartilhadas na timeline, segundo pesquisa Etiqueta Móvel, realizada pela Intel. Mas será que nesse número não tem ninguém errando a mão? Sim! Pois 40% dos internautas admitiram postar informações pessoais. Inclusive nós.. mas não é por mal. "As pessoas compratilham assuntos que julgam de interesse geral", diz a psicóloga Andrea Jotta, da PUC-SP. Mas nem sempre são! Não precisa parar de postar, basta tomar cuidado para não se tornar um dos perfis a seguir:

A cheia de amor pra dar

Inunda a timeline com correntes do tipo: "Se você ama a sua mãe, compartilhe".
Como a pessoa se vê: sem vergonha de expor sentimentos positivos.
Como os outros a veem: alguém que fica o dia passando correntes adiante. 

A baladeira

Esse perfil é uma festa: fotos com bebida na mão, make borrado...
Como a pessoa se vê: a vip da balada.
Como os outros a veem: uma desocupada... Fotos mal editadas geram interpretações erradas.

A "eu me amo"

Posta fotos em diversas poses: com biquinho, de frente para o espelho, com dedinho na boca.
Como a pessoa se vê: a maior gata! Ok, provavelmente é. Mas não precisa escancarar.
Como os outros a veem: uma exibida.

A nuvenzinha

Quando faz frio, ela está congelando. Calor, derretendo....
Como a pessoa se vê: a contestadora. Postar é uma sessão de terapia.
Como os outros a veem: uma mal-humorada.

A tagueadora compulsiva

Marca todo mundo em fotos comprometedoras.
Como a pessoa se vê: a líder da turma. Promove a integração virtual.
Como os outros a veem: um pouco sem noção...

A apaixonadinha

Ama tanto o namorado que sente a necessidade de declarar isso para o mundo inteiro!
Como a pessoa se vê: alguém que quer agradar seu gato. No fundo, também quer mostrar a todo mundo que está feliz (e deixar as ex-peguetes dele morrendo de raiva).
Como os outros a veem: a fim de demarcar território.

A #queissogordinha

Posta o pão com manteiga do café da manhã, o bife do almoço e, "morram de inveja", o cupcake da tarde.
Como a pessoa se vê: uma expert em gastronomia ou alguém que aproveita os prazeres da vida.
Como os outros a veem: uam gulosa, que come o dia inteiro, o tempo todo.

Amigos para sempre - todo mundo vai curtir

 
Poste fotos de paisagens incriveis ddurante uma viagem: em vez de legendas do tipo "sorry, trabalhadores" (que até é divertido uma vez, mas depois cansa), coloque masi informações sobre o lugar. O mesmo vale para pratos e drinques diferentes.

Quer muito homenagear sua mãe, irmão, pai, namorado com declarações públicas? Escolha uam data especial e faça isso uma vez só. Quando bater a vontade de posdtra de novo, ligue ou mande uma mensagem por inbox para a pessoa.

Se a balada foi boa: pode compartilhar as fotos com a turma. Mas escolha as que foram tiradas no ínicio da festa, quando a maquiagem está intacta. Aquelas em que você esta você e as amigas aparecem com cara de bêbadas é melhor deixar guardadinhas no seu computador ou em albúns fechados.