terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Hot ioga" queima até 800 calorias por aula

Na modalidade, sala é aquecida em 42ºC e exercícios ajudam a desintoxicar o corpo
Há algo de novo no mundo da Ioga no Brasil. As posições terapêuticas que fisgam um número cada vez maior de praticantes brasileiros passaram a ser realizadas, em alguns estúdios, em salas climatizadas em 42ºC.
O resultado, dizem os idealizadores da já apelidada “hot yoga” – tradução ioga quente - é uma reprodução do “útero materno” – para uma introspecção mais efetiva - mas que, de quebra, queima até 800 calorias nos 90 minutos de duração da aula.
O nome oficial do método é Brikam Yoga, que começou nos Estados Unidos e no Canadá há 15 anos e agora chega ao Brasil ainda de forma embrionária. De forma organizada, apenas Curitiba (no Paraná) tem uma rede de estúdios de Hot Ioga, mas o “importador” da técnica para o País, o professor Adilson Pagan, avalia que a modalidade vai se popularizar.
“Quando eu tive contato com a Brikam, em 2001, morava nos EUA e existia apenas um centro internacional deste tipo de Ioga. Hoje já são 50, espalhados por vários locais do mundo”, diz Pagan. “Tenho certeza de que é questão de tempo para mais pessoas serem capacitadas e expandirem a Brikan no Brasil. Mas hoje pólos importantes como São Paulo ainda não contam com escolas especializadas.”
Benefícios
As salas são pré aquecidas e os praticantes, durante 1h30 de aula repetem 26 posições do Ioga e dois exercícios de respiração. O ideal é que antes da aula a pessoa fique sem comer por cerca de duas horas. A transpiração é intensa, em um processo que os idealizadores acreditam ser desintoxicante. Além disso, a alta temperatura exige mais equilíbrio e concentração, fazendo com que o gasto calórico seja ainda mais intenso.
“No calor, o corpo responde mais aos estímulos de flexibilidade, o que evita as lesões. Além disso, melhora a capacidade respiratória do praticante”, afirma o professor brasileiro. “Sem contar o despertar das memórias das células da gravidez, já que a ideia é que os espaços reproduzam o conforto térmico do útero”, completa.
Pagan afirma que o objetivo principal da Brikam não é o emagrecimento, mas a intensidade da prática acaba provocando a perda de peso. “Tenho alunos que em seis meses eliminaram 20 quilos. Não só pelo gasto calórico, mas pelo autocontrole que a ioga também proporciona.”
Energia e cuidado
O ideal para ter melhores resultados é praticar a “hot ioga” ao menos duas vezes por semana, período necessário para reabastecer o fluxo de energia. Os cuidados também são exigidos já que não é simples fazer as posições em um ambiente tão quente. O próprio site oficial da Brikam chama os espaços de “câmaras de tortura”.
A adaptação não é imediata e durante as primeiras aulas são poucos os alunos que conseguem ir até o fim. “É preciso respeitar o limite individual. Isto também é um dos aprendizados do Ioga”, diz Adilson Pagan.
A cautela vem com as orientações dos cardiologistas. Em altas temperaturas, os vasos sanguíneos são dilatados e a pressão arterial fica desregulada. Esta queda brusca pode provocar desmaios e desidratação. Por isso, roupas extremamente leves e garrafinha de água e isotônicos são liberadas durante as aulas.
As 26 posições são semelhantes as da Ioga e entre os benefícios descritos estão a melhora da capacidade dos pulmões, alívio de dores, em especial nas costas, fortalecimento muscular do abdômen e das pernas, melhora da circulação e da digestão.

Doenças cardíacas são reveladas por sangue da menstruação

Estudo brasileiro inédito quer substituir a invasiva biópsia do coração por uma análise das células menstruais
Um estudo inédito conduzido por pesquisadores brasileiros pretende substituir a invasiva biópsia de coração por uma análise clínica simples do sangue da menstruação.
Isso porque, uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Coração, ligado ao Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluiu que os testes feitos com as células menstruais são capazes de revelar doenças cardíacas femininas, os tipos de problemas que mais matam a mulher em idade fértil (entre 10 e 45 anos).
Segundo as informações publicadas no site oficial do governo federal, os médicos conseguiram transformar as células existentes no sangue da menstruação em células embrionárias, um verdadeiro mapa da saúde cardíaca feminina.
A análise, caso aplicada em larga escala em pacientes já com sinais de alterações cardiovasculares, evitaria que as mulheres fossem submetidas à biópsia, procedimento que consiste em retirar um pedaço do coração para fazer este mesmo monitoramento.
"Nós atestamos uma possibilidade grande de criar um método não invasivo para poder reprogramar células de pacientes atendidas no Instituto Nacional de Cardiologia e que têm problemas de arritmia (quando o coração bate fora de ritmo)”, afirmou à rádio saúde do Ministério, o coordenador do Instituto Nacional do Coração, Carlos Campos de Carvalho.
“Com este material, podemos estudar as propriedades elétricas para saber quais são as alterações que elas têm e que geram as arritmias. Isso permite também testar novas drogas para ver se alguns medicamentos podem ser mais eficazes para corrigir os problemas elétricos destas células.”
Coração frágil
De acordo com Carvalho, o útero tem uma renovação celular muito intensa e, por isso, o sangue menstrual possui células que podem ser reprogramadas. A importância deste controle mais preciso dos batimentos cardíacos femininos é reforçada com os números que revelam a fragilidade do coração feminino.
Nelas, já mostrou um estudo feito pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, os infartos são duas vezes mais fulminantes do que nos homens e um dos motivos é que as mulheres postergam mais a procura do médico para tratar os primeiros sinais de problemas cardiovasculares, como dores no peito (confundida com angústia), cansaço e até rouquidão.
Além disso, problemas como arritmias, informa a Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca, é uma das principais causas de acidente vascular cerebral (AVC) e na população feminina ele está presente cada vez mais cedo, já que um levantamento feito pelo Delas mostrou que antes dos 40 anos, os casos aumentaram 5% em um ano.
Entre as mulheres também, uma condição de saúde denominada pela literatura especializada de síndrome do coração partido – incentivado por causas emocionais – é sete vezes mais freqüente do que no público masculino.
Outro problema, já alertaram os cardiologistas, é que os próprios médicos conhecem pouco o coração feminino, que tem anatomia diferente, é influenciado pelos hormônios e também pouco estudado pelos ensaios clínicos.

Novas tendencias

Vi em um Look, e depois em outro...depois em varias celebridade, em revistas, e depois em shopping'S... e C&A
O colar ''coleira'' de metal está por todos lugares.

Apesar do desenho básico,pode variar o acabamento e a cor

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Tenho fobia de me apegar às pessoas

Tenho fobia de me apegar às pessoas.Para mim é sempre o mesmo ritual: conhecer, gostar, simpatizar, perder. Por isso tenho medo de gostar de alguém, seja amigo ou um amor mesmo, sou daquelas pessoas que conhece e já pensa em como seria perder a pessoa. Pensar assim faz com que eu dê valor para cada sorriso que a pessoa dá quando eu falo alguma coisa idiota, pelo menos não vou dizer que só aprendi quando perdi.
Não sei se faço alguma coisa de errado, se enjôo rápido ou seja lá o que for, não existe uma única pessoa que eu tenha conhecido na vida que continuou do meu lado por mais de um ou três anos. Eles sempre vão embora. Eu sempre lembro de todos.
Deve ser por isso que demoro à dizer que gosto de alguém, deve ser por medo de acreditar que alguém vá ficar comigo por um longo tempo e no dia seguinte eu ver que a perdi.
Perder alguém para o tempo é a pior coisa que eu já experimentei na vida.

And I`m sad... again!

As vezes queremos evoluir, ir adiante, começar uma nova fase em nossas vidas. Mas, por mais que insistimos nisso, existem correntes que nos prendem. Sabe aquele velho clichê do "quebre as correntes"? Seria muito bom se não fosse apenas um velho clichê! Você quer crescer, evoluir, ir adiante... mas você simplesmente não vai. Mesmo tentando, desesperadamente... algo te segura, algo te impede de andar pra frente. A verdade é que você tentou tanto que perdeu a si mesmo no meio do processo. E agora precisa fazer uma escolha... voltar a ser quem era ou se tornar alguém completamente diferente (e novo!) aguentando as consequências... eu queria ir, mas não sei se você quer ir comigo.
Eu venho e vou como se não tivesse explicações a serem dadas, como se não fosse doer caso você fosse embora. Eu venho e vou como se tivesse me sido dito para fazer assim, e a sua presença não seria algo que eu sentiria falta. Então eu venho e vou... Eu venho e vou como essas ondas que apagaram o nosso verão das nossas mentes, fotos, bolsos e diários vazios. Eu venho e vou como se fosse essa a única opção, mas eu sempre me pergunto por que é que você não vem e vai comigo? Venha comigo... é realmente isso que você quer? Venha comigo... é isso que você vem tentando fazer durante todo esse tempo? Venha comigo... eu vou te esperar logo ali, na esquina. Venha comigo... até que fiquemos exaustos, ou me deixe em paz. Não me deixe sozinha.

Ir e Não Voltar...

Logicamente, todos os dias cada ser humano comete erros, de várias maneiras. Mas só alguns, prolongam durante muito tempo, vindo acumular uma grande insatisfação dentro de nós.
Podes considerar que aprendes sempre mais com os teus erros, mas o que vale isso, se continuas infeliz, e não consegues mudar isso?
Quantas alternativas temos? Para mudar aquilo que está errado e tornar naquilo que queremos?
Bem há sempre isto: Um Recomeço.
Sim, começar de novo. E não digo, simplesmente mudarem de roupa, sapatos,.. mas sim uma reviravolta.
Já pensaram em fugir para longe, e começar de novo com outras pessoas, com outras aventuras? Bem, esse foi sempre um sonho meu, principalmente agora. Eu não queria estar neste lugar, com estas pessoas. Eu só queria ir embora, para fazer o que não fiz ainda.
Será sempre irei cair na mesma armadilha, de enganar me com as pessoas, e ser eu que acabo mal com tudo? Quanto tempo irei ficar aqui, assistir a isto tudo?
Deixei-me ir.
Digo-te a ti, que estás agora a ler este texto inútil e talvez uma perda de tempo para ti, mas deixo claro, que um dia, em breve, eu farto-me disto tudo, e vou embora, talvez por uns dias, ou uns meses.
Quando era criança, eu mais os avós costumávamos ir a uma casa que eles tinham comprado, nas férias de verão lá ia eu, ficava com eles, enquanto os meus pais trabalhavam. Cheguei a ficar dois meses naquela casa, e uma coisa garanto, nunca vi céu tão lindo como lá, cheio de estrelas.
A casa tinha uma vista linda para um campo verde. Relembro-me da felicidade que eu chegava lá, era como não houvesse nada nem ninguém a perturbar-me naquele momento.
Um dia, irei embora, sem despedidas, sem emoções, e vou.
E por momentos, não sentirei nenhuma saudade de voltar.
Créditos: Blog Não concretizado

Por que é que para os homens as mulheres são umas Bruxas??

Porque chegam no fim do
mês fazendo mágica com
o dinheiro.

Porque estão ao mesmo
tempo em vários lugares:

lavando,
passando,
servindo a mesa,
fazendo comida,
cuidando de tudo!

Porque são capazes de se
transformar em cobra,
apenas com a olhada
naquela loira, que o seu
namorado ou marido deu...

Porque podem ir voando
até o lugar onde são
necessárias.

Porque se comunicam com
os animais (homens?) falando
no idioma do amor.

Porque pressentem quando
um amigo necessita de seus
conselhos.

Porque praticam a telepatia,
adivinhando os pensamentos
daqueles a quem amam sem
necessitar de palavras para
traduzir.

Porque são várias pessoas em
um só corpo: filha, irmã, esposa,
mãe, amante, companheira e
amiga!

Porque possuem o dom de
adiantar-se aos acontecimentos
só por intuição!

Porque mágicamente são ambíguas:
suaves como a seda mas com o
interior de diamante.

E como se não bastasse tudo isso,
ainda são as responsáveis pela
grande magia da vida...

E ainda tem homem por aí que
se acha o Máximo!!!


(desconheço autoria).

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Multidão


"... O amor é essa capacidade de ver o outro de forma diferente. No meio de tanta gente, alguém se torna especial pra você e você se aproxima. Amar é você começar a descobrir que numa multidão, alguém não é multidão..."

 (Pe Fábio de Melo)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bichinho virtual Tamagotchi completa 15 anos

Brinquedo eletrônico foi febre nos anos 1990
O Tamagotchi, espécie de mascote virtual produzido pela Bandai, completa hoje 15 anos. O brinquedo eletrônico com tela de cristal líquido foi febre nos anos 1990 e ainda é fabricado pela empresa japonesa. Tamagotchi era um brinquedo eletrônico portátil e que podia ser carregado no bolso. Logo ao ser ligado, a criatura virtual "nascia" e, a partir daí, o dono tinha que alimentá-la e brincar com ela para evitar que o bichinho morresse.
O brinquedo foi um sucesso nos anos 1990 e gerou livros, desenhos animados e videogames. Mas sua popularidade caiu poucos anos depois do lançamento. Mais de 40 modelos de Tamagotchi foram lançados nos 15 anos de existência do brinquedo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Transforme-se num detector de mentiras

Livro desvenda os truques de detetive para reconhecer mentirosos
Que todo mundo conta mentiras não é novidade. Estudos conduzidos pelo psicólogo e especialista em linguagem corporal, Paul Ekman, por exemplo, revelam até números bem impressionantes: as pessoas em geral mentem três vezes a cada dez minutos, ainda que nem se deem conta disso. Diante disso, você não será considerado um maníaco se desconfiar que muitas das histórias que nos contam no trabalho, em casa ou entre amigos sejam pura e simplesmente...falsas.
E se fosse possível detectar quando alguém está mentindo para você? Pesquisadores vêm tentando descobrir formas infalíveis de pegar mentirosos há muitas décadas. Os polígrafos, por exemplo, aqueles aparelhos que prometem detectar mentiras por meio da análise do nível de stress que transparece na nossa voz quando não falamos a verdade, já foram considerados o suprassumo da tecnologia e não é à toa que são favoritos em filmes de ficção científica.
Mas a grande aposta dos caçadores de mentiras hoje são as ‘microexpressões’, sinais quase imperceptíveis e involuntários que enviamos todo tempo quando estamos nos relacionando e que dizem muito mais de nós do que sonhamos imaginar.
Usando as técnicas corretas, seria possível ler sinais faciais que contradigam o que está sendo falado e, portanto, apontem para possíveis inverdades.
É esse o trabalho do especialista em crimes e fraudes eletrônicas, Wanderson Castilho. E com base nessa experiência e em anos de estudo, ele escreveu o livro “Mentira – um rosto de muitas faces” (Editora Matrix), que pode ser de grande ajuda na hora de identificar um engodo. Castilho aplica a técnica desenvolvida por Paul Ekman. A mentira é percebida pela incompatibilidade entre a emoção realmente sentida e o momento vivido ou aquilo que está sendo dito. “Quando você mente, está negando a verdade, e alguma parte da sua expressão facial ou do seu corpo vai denunciá-lo”, explica Wanderson.
"A mudança de padrão (baseline) é o indicativo mais importante para reconhecer um mentiroso", ele ensina. "Baseline é o mapa das expressões faciais e características de comportamento da pessoa numa conversa relaxada, em que ela não se sinta ansiosa, acuada ou pressionada a mentir. Na elaboração de um baseline, deve-se prestar atenção a aspectos como a frequência do piscar de olhos, o uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, a posição das mãos, das pernas, a rigidez do ombro, o aspecto da testa, da boca.
Há diferentes níveis de mentira e de mentirosos
Para detectar uma mentira é preciso entender o comportamento padrão da pessoa, prestar atenção no que ela diz, prestar atenção nos pequenos movimentos do rosto, que são as microexpressões faciais, do corpo e nas variações do tom da voz. Nosso cérebro não aceita a negação.
No entanto, nem sempre a mentira é um ato reprovável. Mentir faz parte do nosso repertório de sobrevivência, é instinto de preservação. Sem ela a sociedade entraria em colapso. Mentimos não porque temos problemas em dizer a verdade. Em muitos casos, é provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria. Ou seja, mentimos de forma a evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas, constrangedoras.
Mentiras sociais também têm uma função importante, tornam a convivência diária mais amena. Quantas vezes concordamos com alguém para evitar o debate ou incentivamos uma pessoa querida a vencer um grande problema mesmo sabendo que a chance é ínfima?
Há milhares de razões para mentirmos. Mas, frequentemente, somos movidos pela a vergonha ou pelo orgulho. No ambiente de trabalho também há muita mentira. Quem comete um crime também vai mentir. A mentira é a principal sustentação do criminoso.
A mentira maldosa, mal-intencionada, dita com o intuito de manipular, de forma ilegal, imoral e inconsequente, essa é condenável e pode desencadear fatos funestos. Quem mente com essa intenção corre o risco ser descoberto e receber punição. O cérebro entende esse risco como uma ameaça à vida. Entre mentir nessas condições e dar de cara com um animal pronto para nos atacar dá exatamente no mesmo. O corpo reage à ameaça com aumento do batimento cardíaco, aumento da pressão arterial, aumento da quantidade de suor, dilatação das pupilas.
E existem, ainda, os mitômanos, pessoas que sofrem de um distúrbio de personalidade cujo sintoma é a tendência compulsiva a mentir. Segundo psicólogos, indivíduos mitômanos nunca admitem que mentem, embora saibam perfeitamente que o fizeram. Além disso, ser flagrado mentindo não irá causar qualquer embaraço a um portador da síndrome da mentira compulsiva. Por outro lado, como vivem mentindo, os mitômanos acabam por acreditar que são reais as mentiras que contam. Não se trata de falha de caráter ou de formação moral, mas de uma doença, que requer tratamento psicológico e psiquiátrico.

Dicas para reconhecer um mentiroso
- O mentiroso busca sempre ser o mais convincente possível – suas histórias são cheias de detalhes.
- Pessoas insatisfeitas com suas vidas tendem a mentir mais
- Pessoas bonitas tendem a mentir melhor
- Vozes bonitas convencem mais facilmente – mesmo quando mentem
- Quem mente mal mente menos

Microexpressões relacionadas à mentira
-Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.
-Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal. Isso deixa a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.
-Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.
-Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.
-Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se e sim continuar com a sua mentira.
-Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz coça, embora possa ser uma
-Ombro: erguer levemente um dos ombros.
-Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.

Brasil testa vacina contra o câncer


O protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, pode ser a nova arma da medicina contra o câncer. Pesquisadores brasileiros conseguiram criar uma vacina contra a doença usando uma variação do micro-organismo incapaz de desencadear a patologia (não-patogênico).
Os resultados da pesquisa acabam de ser publicados pela revista científica americana PNAS, uma das mais importantes do mundo.
No artigo, os brasileiros relatam sucesso em experimentos com camundongos para prevenção e tratamento de melanoma, um tipo de câncer de pele. Além disso, os cientistas testaram o Trypanosoma em células humanas in vitro e comprovaram sua capacidade de provocar respostas imunológicas adequadas contra alguns tipos de tumor.
O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York. Para analisar a ação do protozoário, os brasileiros realizaram uma modificação genética, criando um microrganismo capaz de produzir a mesma molécula fabricada por células tumorais: o antígeno NY-ESO-1.
O mecanismo que explica a ação do Trypanosoma é o seguinte: quando o organismo inicia o combate ao protozoário, entra em contato com a molécula tumoral, que passa a ser vista pelo sistema imune como indicador de células com o protozoário. Induzidas, as defesas do organismo passam a destruir as células com a molécula tumoral como se lutassem apenas contra o Trypanosoma.
Como o protozoário da doença de Chagas tende a permanecer de forma crônica no corpo, o agente transgênico poderia garantir um estado de alerta contínuo contra o câncer, que duraria anos.
“É um avanço importante”, analisa o oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Gilberto de Castro Junior. “É uma grata surpresa ver o grupo de imunologia da UFMG, já muito tradicional, publicar em uma revista tão importante como a PNAS”, completa. Segundo ele, o aspecto mais inovador da pesquisa foi usar um parasita que causa uma doença em humanos para infectar células e induzir a resposta contra os tumores.
Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e um dos autores do trabalho, Ricardo Gazzinelli afirma que, antes de iniciar testes clínicos em humanos, será preciso vencer a resistência em usar um parasita transgênico no combate à doença. Agora, o grupo iniciará testes em modelos mais próximos de humanos. “Testaremos em modelos de melanoma em cachorros”, diz.
Atualmente, segundo Castro Junior, a única vacina em estágio avançado de pesquisa é uma opção contra o câncer de próstata, cujos resultados foram publicados neste ano pela revista científica Nature Medicine. O objetivo dos pesquisadores, afirma, é chegar a uma vacina “que previna contra todos os tipos de câncer.”
Mais letais, menos pesquisados
A vacina contra o melanoma é a mais pesquisada no mundo na área oncológica, com 40 testes clínicos em andamento, segundo estudo publicado na quinta-feira passada pela Universidade de Michigan, nos EUA.

Os autores do artigo criticam o critério usado para definir as prioridades ligadas às vacinas anticâncer: ao escolherem o tipo de tumor, os laboratórios usam como guia o número anual de casos, e não a taxa de mortes que provocam. Entre os tipos mais letais, inclusive no Brasil, estão os tumores de pulmão, mama e estômago.
Segundo os pesquisadores, a estratégia pode limitar os benefícios aos pacientes: ter uma vacina contra um câncer curável é menos vantajoso do que obter soluções para tumores mais letais. Matthew Davis, da Universidade de Michigan, diz que hoje existem cerca de 230 ensaios clínicos para vacinas, contra 13 tipos de câncer. “A falta de conexão entre o desenvolvimento de vacinas e as mortes por câncer significa que essas vacinas podem não servir da melhor forma às necessidades dos pacientes de amanhã.”
Mariana Lenharo

Fonte;Estadão.com.br

21 de novembro de 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Meus pensamentos



Penso tanto em você que esqueço até de mim mesmo sem querer. Meus pensamentos tentam chegar até você, me faz lembrar da tua voz, do seu jeito, faz com que eu deseje cada dia mais tua companhia, teu carinho, me vem uma saudade dos momentos bons que passei ao seu lado, mesmo sem saber o porque eu gosto muito de pensar em você atraves dos meus pensamentos eu posso ainda te encontrar.

A Magia...

A magia daquele instante eu nunca esqueci
Você me olhou e nem me viu
Mas pra mim você já começou a existir
A sua presença preencheu todos os meus sentidos
De imediato você mexeu muito comigo
Eu precisava saber quem era você
E eu ainda nem sabia …
...Que era amor o que me acontecia..

Três palavrinhas



Às vezes paro e penso no que poderia dizer a você que já não foi dito... Não apenas eu te amo, pois essas três palavrinhas não medem mais a dimensão dos meus sentimentos. O que vivenciamos no nosso dia-a-dia ao cuidarmos um do outro, nos amarmos, fazendo tudo com tanto carinho, cuidado e atenção. É como se o tempo fosse curto demais para nós dois. Como se tudo fosse um sonho e pudéssemos despertar a qualquer momento...Curtimos desesperadamente nosso tempo.. E o pouco tempo longe de você, me enche de uma saudade que nem sei descrever... Estamos sempre juntos, unidos, tão grudados que não me vejo mais sem você...Então percebo que tenho mesmo que recorrer àquelas palavrinhas...Te amo!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

05-09.... de um ano qualquer...



Sempre terá o melhor momento, o melhor dia,

 o melhor beijo e o melhor abraço.

O mais incrível, é que todos foram com você.


 


05-09.... de um ano qualquer....(?!)

Diz:

"Eu sei que todos os dias quando eu acordo 
Deus dá um sorriso e me diz: 
Estou te dando a chance de tentar de novo."

Passo de dança

Faço da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro, e se o príncipe não se encantar, tiro ele da história! 

Tentações

Não suporto tentações, porque caio em todas elas.
Qual foi o último para sempre que você acreditou ?

Sonhos ou pesadelos?

Você prefere sonhos ou pesadelos? Eu prefiro pesadelos, pois pelo menos quando acordar não irei sentir falta de nada.

Refúgio acessível

Apesar de impossível de ser tocado o céu é o meu refúgio mais acessível, talvez porque ele é o que há de mais bonito e menos valorizado, como o sol a luz e as estrelas.
Tatiane Broggine

 

Querido...

Querido...
Apesar de qualquer vestígio de atração que meu corpo possa sentir por você, meu cérebro sabe o que é melhor!

Ok, vida.

Ok, vida. 

Eu já entendi que sou forte o suficiente pra suportar tudo isso. 
Já pode parar com os testes!

Eu escolhi

Eu escolhi viver de escolhas, não de chances, ser motivada, não manipulada, ser útil, não usada, me sobressair, não competir. Eu escolhi amor próprio, não auto piedade. Eu escolhi ouvir minha própria voz, não a opinião dos outros.


S.A.

A pessoa não gostar de você ou a pessoa gostar de você, mas não querer gostar de você ou a pessoa gostar de você mas não saber gostar de você.. 
É tudo a mesma coisa. Então não filosofa. Não tenta entender. Não aprofunda. 
Só cai fora e pronto." S.A

Homem inteligente

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Nada como o Tempo

Nada como o tempo para nos fazer esquecer...
Esquecer coisas tristes que passam em nossas vidas...
Refletir sobre nós mesmos...
Comportamentos e atitudes...
O que pode estar errado dentro de nós...
E fazermos mudanças interiores...
Retirar de dentro sentimentos que não nos levam a nada...
Sentimentos que nos fazem sofrer...
Apagar da memória pessoas e amores infelizes...

Nada como o tempo...
Esse tempo que sempre trás coisas novas...
Leva coisas tristes...

Hoje, aguardo um novo tempo...
Um tempo de alegria...
De renovação física e espiritual...

Esse tempo está chegando agora...
E o sol volta a brilhar de novo...

Nada como o tempo...

Já escondi um Amor

Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.

Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.

Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.

Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.

Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.

Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.

Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.

Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.

Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.

Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.

Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.

Já tive crises de riso quando não podia.

Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.

Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.

Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.

Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.

Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.

Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.

Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.

Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".

Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.

Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.

Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.

Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. 



Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.

Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!

Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!

Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.

Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.

Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.

Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:

- E daí? EU ADORO VOAR!

Clarice Lispector

O que o corpo e as atitudes de seus pais dizem sobre seu futuro?

Genética e comportamento familiar podem dar boas pistas de como será sua saúde e o seu físico em longo prazo

"Antes de casar com uma mulher, confira bem o físico da mãe dela. É um sábio espelho do futuro".
O conselho popular pode ter certo respaldo científico. Antes, porém, é preciso saber que não só as mulheres, mas também os homens devem encarar o comportamento e corpo dos pais como um possível sinal de alerta.
“Não é uma regra geral. O que a Lei de Mendel afirma é que somos feitos com 50% de carga genética materna e 50% paterna. Nos últimos anos, porém, os cientistas descobriram que essa divisão não é necessariamente equilibrada”, pontua Salmo Raskin, geneticista e diretor da Sociedade Brasileira de Genética Médica.
Segundo o especialista, em certos pontos do material genético, a contribuição do pai, ou da mãe, é inativada, silenciada, o que justificaria porque uma mulher herda mais características do pai do que da mãe, por exemplo.
“Ainda estamos começando a compreender melhor esse fenômeno”, diz Raskin.
Puxou a quem?
Quadril largo, seios fartos ou bumbum avantajado não são necessariamente hereditários. Fatores comportamentais como má alimentação, sedentarismo podem ser gatilhos quando existe uma genética desfavorável.
“Transformações podem aparecer por conta de mudanças externas. Sabemos que genética e ambiente interagem durante a vida das pessoas.”
Para deixar mais didática a explicação, Raskin usa como exemplo a matemática: qual a probabilidade de um casal com olhos castanhos ter filhos de olhos azuis? A pergunta resgata da memória as aulas de biologia do ensino fundamental – genes recessivos e dominantes – os famosos "a" e "A".
“Quantos casais têm filhos com cor de olhos que não tem nada a ver com nenhum dos dois? Inúmeros. As características físicas são determinadas pela interação de proteínas de vários genes ao mesmo tempo. É uma relação complexa, que tem influência de outros antecedentes. Podem vir dos avós, bisavós. Se a mãe tem quadril largo, a filha não terá obrigatoriamente a mesma figura.”
Espelho, espelho meu
Para ser sarado ou magrinho não basta ter pais saudáveis e com um belo biotipo. A genética, em casos de doenças, é preponderante, mas não definitiva, alerta João César Castro, endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O ganho de peso, apesar coefieciente hereditário, depende muito mais de fatores comportamentais, educação alimentar e prática de atividades físicas. A localização da gordura no corpo, porém, é genética.
“É sempre bom analisar a figura dos pais e tentar se blindar de atitudes erradas. Filhos de homens magros, mas com bastante gordura abdominal, devem ficar atentos a isso. A tendência é reproduzir tal estrutura. O mesmo ocorre para as mulheres.”




domingo, 13 de novembro de 2011

Um tour gótico pela Itália

Catacumbas, ruínas e locais históricos permitem aos turistas conhecer o passado macabro de três cidades italianas

Quem visita a Itália tende a buscar seu lado ensolarado e dionisíaco - vinho, massas, ópera,arte renascentista. Mas, como uma brisa fresca num dia quente, a face gótica da Itália oferece sugestões de escuridão que tornam a viagem ainda mais deliciosa.
Conscientemente ou não, o viajante que beberica um prosecco ao pôr-do-sol em Roma ou Nápoles aprecia ainda mais os prazeres da vida graças a este contraste entre a beleza do presente e a proximidade de catacumbas, ruínas e antigos locais de sofrimento.
Muitos escritores góticos, inclusive, inspiraram-se nesta dualidade que marca o país italiano. Edgar Allan Poe, Nathaniel Hawthorne, Horace Walpole, Ann Radcliffe e outros mestres do romantismo e do horror ambientaram algumas de suas obras mais conhecidas na Itália. Hoje, esses mesmos livros podem servir de guias não-convencionais para turistas cansados do sol e que queiram explorar o passado macabro do país.

Passado trágico marca o lado escuro da charmosa Otranto

Bela cidade italiana guarda catedral com crânios humanos e castelo mal-assombrado

A cidadezinha branca de ruas calçadas de pedra, na costa adriática do sul da Itália, serviu de cenário para aquele que é considerado o primeiro romance gótico, "O Castelo de Otranto", de Walpole.
Segundo os livros, Otranto é assombrado por um passado trágico: um massacre do século 15 - resultado de um longo e sangrento conflito entre o Islã e a Cristandade - que os otrantanos comemoram anualmente até hoje.
"A história local está recheada de sangue e de escuridão", disse-me um guia e historiador local, Francesco Calignano, enquanto me levava à Catedral de Otranto.
A catedral é conhecida por seu piso trabalhado em um complexo mosaico, retratando cenas de quase todos os mitos e lendas humanos conhecidos no mundo em torno do ano 1100, incluindo a árvore da vida da Cabala, o confucionismo e o Gato de Botas.
Após admirar o belíssimo piso, fui levada a um verdadeiro espetáculo gótico: revestindo estantes sobre uma parede estavam 800 crânios humanos, vítimas dos turcos invasores. Calignano relatou com uma careta como os pedaços de carne preservada das vítimas ainda estão guardados numa gaveta trancada. Uma vez ao ano, em agosto, elas são retiradas dali para serem levadas em procissão pelas ruas da cidade.
"O Castelo de Otranto" foi um fenômeno editorial em 1764. O curto relato de seu autor descreve a punição sobrenatural de um príncipe feudal italiano em um castelo assombrado com o que consideramos hoje clichês macabros - portas secretas, túneis fúnebres, salas de armas assombradas, retratos de ancestrais saltando de suas molduras. Naquela época, no entanto, tais imagens eram tão frescas e chocantes que o livrinho de Walpole tornou-se um "best seller" instantâneo na Inglaterra.
Paguei alguns euros e andei sozinha pelos brancos corredores do castelo, buscando sinais dos fantasmas de Walpole, investigando quartos pequenos, vazios e gradeados que podem ter sido calabouços. Do lado de fora, há uma fotogênica e bem preservada fortaleza. Mas, suas torres e muralhas e seu amplo fosso sem água atestam o terror defensivo dos habitantes de centenas de anos atrás.

Descubra cenário de calabouços, esqueletos, ruínas em Nápoles

Um passeio pela colorida e alegre cidade italiana revela igrejas e histórias sombrias

Em direção a Nápoles, minha ideia era mergulhar nos trabalhos de uma mestra gótica menos conhecida, Ann Radcliffe. Ela era uma inglesa reclusa que, como Walpole, foi celebrada em seu tempo por suas novelas.
O romance mais conhecido de Radcliffe, "The Italian", tem lugar na Nápoles do século 18. Quase todas as suas páginas contêm uma torre de castelo, uma ruína sombria e arrepiante, e perseguidores de batina pertencentes a ordens religiosas. A trama é bastante simples: um jovem nobre de Nápoles se apaixona por uma moça que sua mãe desaprova veementemente. A mãe contrata um monge mau para livrar-se dela, mas o monge descobre que a moça é, na verdade, sua filha, fruto de um caso proibido.
O livro começa com um inglês sondando a igreja napolitana de Santa Maria del Piano, que Radcliffe diz ter abrigado "o convento muito antigo da ordem dos Penitentes Negros". A igreja ainda está lá, mas não se encontra em nenhum mapa turístico. Ela ainda existe, mas se localiza onde é hoje um subúrbio infestado pelo crime organizado chamado Secondigliano. Tive, relutantemente, de cortá-la da lista de lugares a visitar.
Há outros cenários napolitanos de Radcliffe valem uma visita, nem que seja porque buscá-los permite perambular pelas ruas da cidade, notando os muitos outros encantos góticos de Nápoles que Radcliffe perdeu de vista.
Os personagens amantes do livro, Vivaldi e Ellena, se vêem pela primeira vez na igreja de San Lorenzo Maggiore, que ainda se ergue no centro histórico de Nápoles - uma construção amarela e cinzento que tem por baixo de si um sítio arqueológico. Um local ainda mais assustador é o Museu das Almas do Purgatório, criado pela igreja católica no início do século passado, que recebia doações de ossos de mortos para resgatar as almas associadas a eles do esquecimento eterno.
Imperdível mesmo na viagem é a igreja de Santa Maria delle Anime dell Purgatorio, onde há um esqueleto coroado chamado "Lucia" e uma obra-prima escultural de um esqueleto alado.
Mas a maior parte da ação em "O Italiano" ocorre em um castelo arruinado nas montanhas, onde o casal fica trancado em salas escuras, são sequestrados e então enviados para o sádico tribunal da Inquisição. O Castelo San’Elmo ainda encontra-se no mesmo lugar, uma estrutura medieval, cheio de passagens. A vista de lá é espetacular.
Alguns metros abaixo está o mosteiro de San Martino, um suntuoso local com jardins secretos, perfumado por laranjeiras com galhos de cipreste balançando. Tanto o castelo, quanto o mosteiro são acessíveis por bondinho que desce até o centro histórico.
Não perca o pequeno Museo Capella Sansevero, com dois esqueletos anônimos, cujo sistema circulatório, segundo as lendas, teria sido misteriosamente mumificado por um louco alquimista nobre.

Ambientes góticos atraem turistas à capital romana

Na Cripta dos Capuchinhos, ossos de quatro mil monges decoram as paredes do local

Roma é outra cidade abundante de ambientes góticos, e para a minha viagem levei "O Fauno de Mármore", de Hawthorne. O autor chegou ao fim de sua carreira como mestre do horror psicológico e sobrenatural da Nova Inglaterra puritana, e esse relato novelístico de viagem não é dos seus melhores.
Em dois volumes, o conto é a história de três artistas americanos que trabalham em Roma e que encontram e ficam amigos de um sátiro (uma figura mitológica metade homem, metade bode), que parece ter sido o modelo de carne e osso de uma estátua de mármore do Capitólio, uma das famosas sete colinas de Roma.
Os visitantes dos Museus Capitolinos, um conjunto de palácios romanos no topo do Capitólio, gloriosamente recheados de tesouros, encontram hoje muitas estátuas do fauno, associado a Dionísio, que representava o animal no homem, simultaneamente inocente, sexual e anárquico. O parente mais ameaçador do fauno, o sátiro, é abertamente luciferiano, com chifres e cascos. Um grande sátiro desse tipo observa atentamente de uma estante no pátio egípcio do museu.
Cripta dos Capuchinhos
Um passeio de ônibus ou uma caminhada descompromissada através do centro histórico de Roma leva o viajante a outra locação principal de "O Fauno de Mármore" - a assustadoramente bela Cripta dos Capuchinhos, no subsolo da Igreja Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, onde os personagens de Hawthorne confrontam um monge.
Decorada em estilo barroco com os ossos brancos de quatro mil monges, a Cripta dos Capuchinho, próxima à luxuosa Via Veneto, é o hoje uma parada popular em qualquer tour em Roma. Mesmo macabra, ela é um local sagrado. Não são permitidos nem câmeras, nem chapéus, nem roupas abertas.
A cripta é pequena e claustrofóbica, e o cheiro nauseantemente doce dos ossos preenche uma passagem debilmente iluminada que serpenteia através de oito portais exibidores, com arabescos de milhares de ossos arrumados por tipo - dedos, patelas, fêmures, falanges, crânios – em flores rendadas, guirlandas, relógios ou urnas, atados às paredes e ao teto.
Na última sala, a mensagem sobre o chão próxima às rosas depositadas por fiéis, em cinco línguas, lembra os alegres turistas de sorver profundamente da taça das alegrias da Itália, pois a sombra eterna avança: "O que você é hoje é o que éramos nós. O que somos agora, é o que você será".
Subindo as escadas de volta às ruas de Roma, os prazeres da Itália são imediatos e acessíveis, mas também complexos. Sem a escuridão, o país poderia ser suave como a Suécia. Ver a Itália através da lente gótica aprofunda nossa apreciação da dor, do sofrimento e da morte que são, com o amor, o desembaraço e a luz, também o destino humano.