domingo, 30 de janeiro de 2011

Da Importância dos Outros - Paulo Coelho

A Brasa Solitária
 Juan ia sempre aos serviços dominicais de sua consagração. Mas começou a achar que o pastor dizia sempre as mesmas coisas e parou de frequentar a igreja. Dois meses depois, em uma fria noite de inverno, o pastor foi visitá-lo.
"Deve ter vindo para tentar convencer-me a voltar" - pensou Juan consigo mesmo. E então imaginou que não podia dizer a verdadeira razão: os sermo~es repetitivos. Precisava encontrar uma desculpa e enquanto pensava, colocou duas cadeiras diante da larerira e começou a falar sobre o tempo.
O pastornão disse nada. Juan, depois de tentar inutilmente puxar conversa por algum tempo, também se calou. Os dois ficaram em silêncio, comtemplando o fogo por quase meia hora.
Foi então que o pastor levantou-se e com a ajuda de um galho que ainda não tinha queimado, afastou uma brasa, colocando-a longe do fogo.
A brasa, como não tinha suficiente calor para continuar queimando, começou a se apagar. Juan, mais que depressa, atirou-a de volta ao centro da lareira.
- Boa Noite - disse o pastor, levantando-se para sair.
- Boa Noite e muito obrigado - respondeu Juan. - A brasa longe do fogo, por mais brilhante que seja, terminará extinguindo rapidamente. O homem longe dos seus semelhantes, por mais inteligente que seja, não conseguirá conservar seucalor e sua chama. Voltarei à igreja no proximo domingo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Trecho do Filme "Cartas para Julieta"

"E" e "Se" são palavras que por si não apresentam nenhuma ameaça, mais se colocadas juntas, lado a lado, elas tem um poder de nos assombrar a vida toda. E se? E se? E se? Eu não sei como a sua história terminou mas se o que você sentia naquela epoca era verdadeiro amor, então nunca é tarde demais. Se era verdadeiro, então por que não seria agora? Você só precisa de coragem para seguir seu coração. É dificil imaginar um amor que nos faça abandonar entes queridos e nos faça cruzar oceanos. Mais eu gostaria de acreditar que se um dia eu sentir este amor terei coragem de percegui-lo... Se não o fez naquela epoca, espero que o ainda o faça um dia.

Com todo amor, Julieta

Trecho do Filme "Coincidências do amor"

"Olhem só pra gente. Vivemos correndo sempre com pressa. Sempre atrasados. Acho que é isso que chamam de "raça humana".
O que mais precisamos neste mundo é de afeto. Pra algumas pessoas acontece a primeira vista. quando você acha a pessoa certa é o destino exercendo a sua magia. E é ótimo quando acontece, você fica sentindo aquele friozinho na barriga, que parece que nunca vai passar. Mas nem sempre funcina assim.
Para o resto de nós é um pouco menos romântico, é complicado e confuso, são momentos raros e oportunidades perdidas. Não ser capaz de dizer, quando precisamos dizer... Pelo menos foi assim comigo!
De vez em quando por obra do acaso, alguma coisa acontece e nos empurra pra frente, e a verdade é que eu estou começando a pensar, estou começando a sentir que talves a "raça humana" não seja essa correria toda."

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mercados de pulgas, feiras e bazares

Viajante que é viajante gosta mesmo é de se sentir o hálito vital de um lugar. Gosta de explorar os becos, encontrar as pérolas locais, escutar as histórias, imaginar e procurar entender como vivem as pessoas. E, claro, voltar para casa com pelo menos uma lembrancinha material da experiência. Não é verdade? Para você, que adora experimentar um petisco diferente, entrar em cada portinha que se abre, encher a sua casa com badulaques típicos de uma ou outra região, listei 10 lugares no mundo que você simplesmente não pode deixar de visitar na sua viagem. São mercado de pulgas, feiras de artesanato, incríveis bazares ou praças onde o que mais se faz é trocar. Se explorar bem, pode até voltar para casa em um tapete voador! rs
A Feira El Rastro, em Madri, não é somente uma feira. A Feira El Rastro é um evento. 
Há mais de cinco séculos a feira existe, cativa, e se transforma para oferecer ao público uma infinidade de objetos e um programa legal quando tudo parece estar fechado.

O nome El Rastro vem de “rastro de sangue”, deixado pelo abate dos animais ali oferecidos no século 15. Hoje são cerca de 3.500 pontos de venda, com antiguidades, artigos de segunda mão, artesanatos, flores, roupas e muito mais.

As dicas para quem vai visitar o local são: tome cuidado com os seus pertences (sim, há batedores de carteira no meio da multidão) e termine o passeio como todos - comendo tapas em alguma das barraquinhas.
Onde: Plaza Cascorro e Ribera de Curtidores.
Horário: Funciona aos domingos e feriados, das 9 às 15h

Mercado das Pulgas de Clignancourt (Paris, França)



O Mercado das pulgas de Clignancourt, apesar do nome, mais uma feira de antiguidades, com móveis e artigos de moda. Pode se achar de tudo, desde que o visitante tenha fôlego para explorar cada pedacinho da feira (a maior da Europa).

O que você pode achar de interessante em uma andança por lá? Placas de trânsito, máquinas de café, peças decorativas, discos e até roupas de couro. Para recuperar o fôlego, a dica é sentar em algum café e esperar pacientemente um garçom trazer o seu café. Afinal, você está em Paris!

Onde: Avenue de la Porte de Clignancourt, 18º arrondissement.
Horário: funciona às segundas e domingos, das 9 às 18h30.

Feira de Santelmo (Buenos Aires, Argentina) 

Você quer uma lembrancinha de Buenos Aires, mas não está disposto a carregar vinho na mala e não pode levar dançarinos de tango? Vá à Feira de San Telmo e encontre tudo e mais alguma coisa.

Bijouterias, quadros, cristais, brinquedos, antiguidades, discos, livros, roupas, bordados... Todo o tipo de badulaque nas barraquinhas que tomam conta da praça ou nas inúmeras lojas e antiquários que fazem do lugar um dos pontos turísticos mais visitados da capital argentina.

Por ser também um bairro boêmio (um dos mais antigos da cidade), a Feira de San Telmo oferece boas opções para quem deseja fazer um almoço saboroso ou apenas curtir os ares portenhos assistindo às apresentações de artistas. Um charme europeu em terrinhas sul-americanas. Com uma pitada de tango, sim senhor!
Onde: Plaza Dorrego.
Horário: funciona aos domingos das 10 às 17h.


Cidade-mercado (Otavalo, Equador)
Por que Otavalo vale uma visita? Porque talvez em nenhum outro lugar do planeta você vai barganhar produtos com indígenas vestidos em suas roupas coloridamente tradicionais e testar o seu espanhol de uma forma muito divertida.

A melhor forma de começar o dia é sair bem cedo, de onde quer que esteja hospedado, e estar às 6h (sim, sim, o mundo começa com a primeira luz do sol) na feira de animais. Além de ver as incríveis paisagens sendo iluminadas pelos primeiros feixes de luz, você vai ficar impressionado com os porcos e as galinhas.

Depois, vá até Plaza de los Ponchos, onde acontece a – bem mais turística - feira de artesanato. Lá, você pode comprar diversas blusas coloridas (bem ao gosto andino), luvas, gorros, roupinhas para bebês, cerâmicas e outras pérolas tradicionais.

Aproveite para dar uma espiadinha na natureza. A região é desenhada por inúmeros lagos,
Onde: Otavalo, a menos de 200 quilômetros ao norte de Quito.
Quando: quartas-feiras

Mercados de Oaxaca (Oaxaca, México)
 
Aos sábados, representantes de diferentes povos mexicanos nativos se reúnem em Oaxaca para fazer qualquer turista feliz. Já na praça central da cidade o visitante começa a sentir a energia do lugar. Mas é mesmo no Central de Abastos (Central de Abastecimento), dedicado especialmente ao artesanato – embora ofereça também ervas, frutas tropicais e eletrônicos - , que é possível realizar um verdadeiro mergulho cultural no México. Os tapetes e tecidos impressionam.

Se você deseja sentir a fundo o gostinho mexicano, passe no Mercado Juárez (esta "divisão de mercados" só existe mesmo para os turistas: os mercados de Zócalo constituem um só lugar para os moradores) e prove o alimento preferido dos locais: os chapulines. São grilos fritos. Mas, se você é do tipo que prefere experimentar algo mais familiar, aposte nos queijos típicos.
Onde: Oaxaca fica 547 quilômetros ao sul da Cidade do México. A Central de Abastos está no sul da cidade.
Quando: sábado, das 10 às 20h.
 
Bazar KhanEl-Khalili (Cairo, Egito)
Andar neste caótico bazar é como mergulhar na História. Imagine que   durante a influência do Império Otoman já eram realizadas trocas entre egípcios! Hoje, explorar suas vielas é também voltar no tempo: é possível encontrar perfumes, especiarias, jóias, animais domésticos e muitos – muitos – trabalhos manuais. E se você explorar o lado certo, poderá inclusive voltar para casa com o delineador que marcou os olhos de Cleópatra.

Na verdade, esta cidade enclausurada dentro de outra cidade (Cairo) “nasceu”, oficialmente, em 1382, servido de estalagem pública para os comerciantes que atravessavam o deserto. A forma como as pessoas realizam as trocas ainda mostra os resquícios de um tempo muito remoto: enquanto você escolhe o que levar, os vendedores oferecem um copo de chá de menta. Mas, se você preferir, pode experimentar o narguilé.
Quer dar uma olhadinha no que você pode encontrar no mercado? Faça um tour pelo VirtualKhan.
Onde: Praça Hussein
Quando: de segunda a sábado.
 
Gold Souk, o mercado do ouro (Dubai, Emirados Árabes) 
Mesmo que você esteja em Dubai e – milagrosamente – não tenha um tostão no bolso para gastar, precisa ver o Mercado do Ouro para crer. Tudo reluz. Os corredores são iluminados com o dourado das vitrines, que exibem tudo quanto é coisa produzida ou revestida em ouro. De um colar pesado, gigante, soberbo (!), a um pequeno chaveiro que o turista mais sovina pode, sim, comprar a um preço muito justo.

Agora... Se você tem dinheiro para gastar, a festa é sua. Há brincos, colares, pulseiras, correntes, penduricalhos tradicionais, modernos, ou feitos para você. Isso mesmo: peças exclusivamente desenhadas para o cliente. A maioria dos produtos, ao contrário do que se pensa, é feita para o público masculino. Mais: o ouro, que para o pobre mortal parece ser sempre dourado, pode em Dubai mudar de tonalidade, e adquirir as cores branca, amarela, verde ou rosa.

Aproveite a ocasião e treine a sua lábia para a pechincha. Lá, tentar diminuir o preço do produto faz parte da negociação, e o vendedor pode até se ofender se você aceitar o primeiro valor que ele falar! São mais de 350 lojas para se exercitar...
Onde: Rua Sikkat Al-Khail (Próximo à Baladiya Street, Deira)
Horário: o local começa a encher à tarde.
 
Bazares Cobertos de Aleppo (Aleppo, Síria)

 


Imagine percorrer um labirinto coberto por arcos de pedra e sentir o cheiro da canela que exala das diferentes barracas que um dia encantaram “Lawrence das Arábias”. Em diferentes “zonas” deste imenso bazar, você pode encontrar ouro, roupas, temperos e muito mais. Mas é preciso ter fôlego: são 35 quilômetros de corredores.

O que levar dos bazares de Aleppo, e que talvez você não encontre em nenhum outro lugar? Sabonetes de azeite de louro. Mas se a sua fraqueza é mesmo a gula, opte pelos pistaches e tradicionais docinhos sírios.
Onde: Rua Baron.


Grande Bazar Coberto de Istambul (Istambul, Turquia)

 


Embora pareça um labirinto, o Grande Bazar de Istambul é bastante organizado. Foi construído entre 1455 e 1461 por ordem do sultão otomano Maomé II, o “Conquistador”. No século 16 foi ampliado. Passou por incêndios e foi ao longo dos anos transformado, mas os corredores e fontes azulejadas foram preservados.

Lá, você pode encontrar desde lojas e mesquitas, até saunas turcas! Souvenirs, jóias em ouro e prata, lamparinas, tapetes artesanais, tecidos, roupas, pedras, produtos de couro, temperos, chás, e cerâmicas. Mas, também, muita coisa da China. Os preços devem ser barganhados.
Onde: Yeniçeriler Caddesi.
Quando: de segunda a sábado (o melhor horário é de manhã)

Feira de Marrakesh (Marrakesh, Marrocos)
 
As feiras enchem as ruas. As mais importantes ficam na praça Djema el Fna. Andar neste labirinto de bazares, barracas abertas ou fechadas, é participar de um verdadeiro espetáculo de cores e aromas. Acredite: visitar Marrakesh pode transformar todos os seus sentidos.

Você vai encontrar diversas preciosidades para decorar a sua casa, apimentar a sua vida e dar um ritmo muito mais interessante ao seu dia-a-dia. O levar para casa? Aqueles sapatinhos coloridos árabes, tapetes ou essências - muitas essências marroquinas.

O seu diário de viagem ficará mais rico com as histórias que você ouvir dos locais, com as lembranças de encantadores de cobras, faquires e acrobatas que iluminam a praça à noite. E claro: você nunca mais vai esquecer das barracas com inúmeras e deliciosas opções para comer.
Onde: Djema El Fna.
 




Os mercados mais incríveis do mundo

Os mercados centrais de alguns países têm muito mais do que produtos típicos.  Nestes lugares, os estoques estão repletos de história, tradição e curiosidades
Mercado de Antiguidades PanjiayuanChaoyang – Pequim (China)
Dreamstime/Viajar pelo Mundo
Mercado de Antiguidade de Pequim vende "relíquias" falsificadas de todos os tipos

O ditado popular “nada se cria tudo se copia” é o lema aos turistas que chegam à China para fazer compras. Em Pequim, o tradicional Mercado de Antiguidades de Panjiayuan é considerado o mais importante da cidade, pela venda de antiguidades típicas – eles garantem que são de dinastias passadas – mas na verdade a maioria não passa de falsificações. Mas as primeiras vendas eram autênticas.
Tudo começou na década de 80, no distrito de Chaoyang, quando familiares chineses que precisavam de dinheiro colocaram à venda as obras de arte que pertenciam à família. Isso acontecia num antigo mercado de pulgas, que abria aos fins de semana e se transformou no  Panjiayuan.
Por lá há tudo o que se pode imaginar – joias em pérolas e jade, bonés e mochilas do Exército de Libertação, pôsteres da Revolução Cultural, moedas e mapas antigos da região, tapetes, tecidos bordados, marionetes de couro, vasos e lanternas chinesas. Uma rica variedade de peças de porcelana, pedra, bronze, madeira, cobre, prata, seda e algodão também está disponível na forma de objetos para uso doméstico. O mercado é o ponto da pechincha local, difícil ali é só se comunicar para pedir um desconto.
Panjiayuan Qiao, Chaoyang, tel. 10/6775 2405. O mercado funciona até o pôr do sol, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30; sábados e domingos das 4h30 às 18h30. Não aceita cartão de crédito.

Mercado de Peixes TsukijiMercado Atacadista Central - Tóquio (Japão)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Atum é a principal mercadoria consumida no Mercado de Peixes de Tóquio

Os turistas que chegam a Tóquio não deixam de conhecer o Mercado de Peixes Tsukiji, o maior centro de frutos do mar do mundo, localizado às margens do Rio Sumidagawa. Dividido em lado aberto (onde ocorre o manuseio de peixes) e lado fechado (restaurantes e barracas), o mercado abre para visitação bem cedo, por volta das 5h da manhã.
Durante o passeio que dura uma hora, os visitantes acompanham a chegada dos peixes e aprendem dicas sobre o manuseio da carne, diversificada em 400 espécies de variados tamanhos. É esse mercado que abastece os restaurantes de Tóquio – o atum é a principal mercadoria consumida.
No horário do almoço, os visitantes que apreciam a culinária japonesa podem se fartar com os sushis (bolinhos de arroz com algas e peixe cru); sashimis (peixe cru), além de tempuras (legumes empanados) e sobás (sopa de macarrão), servidos no mercado de produtos típicos. Na saída, é possível comprar utensílios de cozinha e condimentos japoneses para praticar receitas em casa.
Tokyo-to, Chuo-ku, Tsukiji 4-10-16, tel. 03/3541-9466. O acesso ao mercado é pela saída da estação de metrô Tsukiji. A visita funciona de segunda a sexta, apenas no período da manhã, das 5h às 6h15 – na parte aberta do mercado. Já nas áreas de restaurantes, o funcionamento é durante o almoço, a partir das 13h.

Old Gold SoukDeira (Dubai)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Pechinche bastante antes de levar para casa a sua compra
Nem a crise mundial e a situação econômica de Dubai foram suficientes para apagar o brilho do seu grande mercado de joias, o Old Gold Souk. Ele se divide em dezenas de lojinhas, 600 ao total, que vendem ouro de todas as cores, pérolas e outras preciosidades.
No Oriente, é frustrante para o mercador vender pelo primeiro preço, então aproveite para barganhar. O diálogo da pechincha – geralmente acompanhado por uma calculadora para quem não fala nenhum dos idiomas locais (árabe ou inglês) – faz parte da compra.
Um detalhe importante: o comércio de ouro é bastante controlado e fiscalizado na cidade, o que torna praticamente impossível levar gato por lebre. Vale visitar, mesmo que não queira comprar.
Deira, perto do Baniyas Square, Sikkat al-Khali Street, Dubai, EAU, tel. 04/2265461. Funciona de quinta a sábado, das 7h às 12h e reabre das 17h às 19h.

Mercado Khan El Khalili Cairo (Egito)
Getty Images
De narguilés a camelos, uma enorme variedade de produtos são vendidos no Mercado do Cairo
Pensar no Egito é viajar à época de faraós ou, até mesmo, resgatar a vaidade de Cleópatra quando se pensa em compras na região. Entre múmias, pirâmides e monumentos históricos, o milenar Mercado de Khan El Khalili é o maior da África a vender bugigangas e objetos de arte egípcios. A tradição reúne mercadorias em ouro, prata, madeira, marfim, cobre, e latão.
O movimento do lugar é semelhante ao clima da Rua 25 de março – região popular para compras em São Paulo – pela agitação dos comerciantes e o grande número de pessoas. Na hora de comprar, a variedade de opções típicas surpreende. São vendidos de narguilés a camelos.
Bairro de Khan El Khalili, no centro da cidade do Cairo. Funciona ao ar livre até o sol se pôr.

Mercado de EspeciariasIstambul (Turquia)
Getty Images
Cores, cheiros e sabores fazem do Mercado de Especiarias um lugar único
O mundo das essências mais exóticas e raras existe e tem endereço certo: Turquia. Apesar de os turcos abrigarem o Grande Bazar, maior comércio fechado do mundo, o Mercado de Especiarias (também conhecido como mercado egípcio) carrega sua própria tradição, guardando segredos aromáticos de ervas disponíveis no Oriente.
O efeito de cores proporcionado pelos temperos, em cada pedacinho do lugar, transforma o clima numa atmosfera única. Ele não é apenas de especiarias; doces turcos também são muito apreciados por seus visitantes. O curioso é que em qualquer loja por onde se passa é servido um chá típico como aperitivo. Esse é cortesia do mercado!
Situado na área portuária de Istambul, aberto de segunda a sábado, das 9h até o pôr-do-sol. Fechado aos domingos e feriados nacionais e religiosos.

Mercato de San LorenzoFlorença (Itália)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Mercado de Florença é bom para comprar roupas e acessórios em couro
O Mercato de San Lorenzo é o mais importante de Florença quando os temas são as melhores roupas e acessórios de couro da moda italiana. Como se está berço da alta-costura, os produtos por ali se tornam objetos de desejo para o turista estrangeiro.
As últimas tendências, cores e novidades da estação enchem os olhos na hora de optar por jaquetas, casacos, calças, sapatos, bolsas ou carteiras de grifes importantes. Os preços são um pouco mais baixos do que os da capital italiana.
O Mercato de San Lorenzo está localizado ao redor da Igreja de San Lorenzo, na Via del Canto de Nelli, Via dell Ariento e Via Sant Antonino. Funciona de terça a sábado das 9h às 19h.

Mercado Central da GuatemalaRepública da Guatemala (América Central)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Tecidos e roupas típicos podem ser comprados na Guatemala
A Guatemala é o templo da civilização maia e sua cultura é representada em diversas formas por todo o país, principalmente no Mercado Central da Guatemala, na capital. Lá, o entra e sai de turistas que desejam levar para casa uma parte dessa história em forma de presentes e objetos é constante.
O segredo está na comercialização do típico tecido da Guatemala com pinturas e tramas diferenciadas que remetem à arte maia, além de bijuterias, artefatos de madeira, obras de arte, artigos de couro e joias. Em estilo bem rústico, com lojas desordenadas e muito barulho.
O mercado está localizado na 9ª Avenida, s/nº, Centro, Cidade da Guatemala. Funciona de segunda a sábado das 9h às 18h e domingos das 9h às 12h.
 

sábado, 22 de janeiro de 2011

Praias Exóticas para Férias Fora do Comum

Se para você a praia dos sonhos tem areia branca de doer a vista, palmeiras e o mar muito azul, está na hora de conhecer outros, digamos, exóticos paraísos.
Em diferentes partes do mundo, a graça não está na cor de farinha. Mas nas praias de areia rosa, vermelha, verde e preta ou ainda com o chão coberto inteiramente por conchinhas.
É possível também aproveitar a praia para tomar um banho de cachoeira ou em uma fonte de água termal à beira do mar. Ficou interessado? Então, esqueça as praias de comercias de televisão e conheça paraísos fora do comum.

Pink Sands BeachEm Harbour Island – Bahamas
Getty Images
As areias rosadas atraem famílias e casais em lua-de-mel

Uma das praias mais bonitas das Bahamas não atrai milhares de turistas por causa de areia branca e fofa. A Pink Sands Beach, como o nome indica, exibe uma belíssima areia rosada. A coloração deve-se a pedacinhos de conchas vermelhas e rosa que foram esmagadas pelas ondas e misturadas à areia e a estilhaços de coral. São 4,8 quilômetros de praia, com mar azul-turquesa que convida à prática do mergulho ou snorkel. Além das atividades aquáticas, pode-se também fazer cavalgadas à beira-mar. (Veja outras ilhas no Caribe)

Kaihalulu Beach (Red Sand Beach)Maui – Havaí
Flickr/Courtney Nash
O acesso a Red Sand Beach, na ilha de Maui, é difícil e compensador

Um dos cinco condados do estado norte-americano do Havaí, Maui tem mais de 80 belas praias. Entre elas, destaca-se a Red Sand Beach, com suas areias vermelho-escuro.  A praia em formato de lua crescente é envolta por uma colina de origem vulcânica, coberta de pinheiros. No meio do mar, um paredão de lava negra protege a costa das ondas mais fortes. O azul do mar, o verde das árvores, o vermelho da areia e o preto do arrecife formam uma paisagem única. O acesso a este paraíso, no entanto, é bem difícil. Ao final da Uakea Road, é preciso atravessar por uma propriedade particular até o início da trilha. De lá, há um caminho íngreme de 10 minutos até a areia. (Conheça as principais ilhas do Havaí)

Papakolea Beach (Green Sand Beach)Ilha de Havaí
Getty Images
A coloração verde desta praia deve-se a cristais de olivina de origem vulcânica
A cor verde oliva das areias de Papakolea Beach, localizada ao sul da Ilha de Havaí, tornam o lugar de difícil acesso tão especial. Esta coloração esverdeada deve-se aos cristais de olivina, pedras consideradas preciosas trazidas à superfície por erupções vulcânicas. A praia é bastante isolada. Para chegar ao local, deve-se fazer uma trilha de dois quilômetros a pé ou de 4x4 pela costa. Depois, é preciso descer colina abaixo até chegar à areia. Com uma forte correnteza, turistas precisam ter cuidado para mergulhar ali. (Havaí: Guias levam turistas para a ilha de Lost)

Punalu’u Beach (Black Sand Beach)Ilha de Havaí
Flickr/stevecadman
A coloração escura deve-se aos pequenos fragmentos de lava dos vulcões dos arredores
Se há quem torça o nariz ao ouvir falar de praias de areia negra, é só porque ainda não conheceram as belas enseadas de costa escura do Havaí. A mais famosa delas é a Black Sand Beach, localizada entre o Parque Nacional dos Vulcões e a pequena cidade de Naalehu. A praia tem areia fofa, formada por pequenos fragmentos de lava, e é toda enfeitada por palmeiras. Além dos banhistas, a praia é frequentada pelas honus, espécie de tartaruga marinha que aparece para tomar sol por ali. (Veja imagens do Havaí)

Hot Water BeachPenínsula de Coromandel, Nova Zelândia
Divulgação/Tourism Coromandel
Nas marés baixas, basta cavar um buraco para ter uma piscininha particular
Antes de dar um pulo em Hot Water Beach, localizada na península de Coromandel, é preciso dar uma olhada nos horários das marés e ir munido de uma . Estranho? Pode até ser, mas uma experiência única. Isto por que, na maré baixa, basta cavar um buraco na areia para começar a jorrar águas termais e, assim, está criada sua própria piscininha particular. Por cerca de duas horas, pode-se ver crianças, casais, jovens e adultos curtindo um banho quentinho. Quem quiser pegar um bom espaço, deve chegar cedo, pois a praia fica lotada. (Conheça outros destinos de águas termais no Brasil e no mundo)

Shell BeachShark Bay, Austrália
Flickr/robertpaulyoung
A praia de Shell Beach não tem areia, mas bilhões de conchinhas

Imagine uma praia longínea de cor tão branca que parece um tapete de neve, banhada por um mar azul-turquesa muito vivo. Agora substituta a areia por bilhões de conchinhas. Assim é Shell Beach, localizada na região de Shark Bay, na costa oeste da Austrália. Esta praia se estende por mais de 100 quilômetros e é formada inteiramente por conchas do berbigão, uma espécie de molusco. Com isso, andar descalço ou deitar sobre estas casquinhas pode ser uma tarefa difícil. Seu cenário pitoresco, no entanto, já vale a visita. (Conheça a cidade australiana de Melbourne)

Sandcut BeachIlha de Vancouver (Canadá)
Flickr/Bryn Tassell
Sandcut Beach é um paraíso desconhecido até por muitos moradores da Ilha de Vancouver
Esta bela praia da Ilha de Vancouver passa despercebida para os turistas que viajam de carro pela West Coast Road. Mas depois da ponte, localizada antes do Rio Jordan, após uma trilha pela mata, chega-se a este lugar quase deserto. É possível ficar horas lá sem encontrar uma única alma. O chão é todo de pedrinhas arredondadas e lisas. Na ponta da praia, a água do Sandcut Creek cai pelas rochas formando duas belas cachoeiras. (Guia de viagem de Vancouver)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mensagem - Charles Chaplin


A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros .
Afinal eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças;
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,

A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;

Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;

A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;

A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;

A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;

Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

_______________________________________________________
(Charles Chaplin)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os Efeitos da Música no nosso Cérebro

A sensação prazerosa que sentimos ao ouvirmos música está associada diretamente com a liberação de dopamina no cérebro, o mesmo neurotransmissor relacionado ao prazer da alimentação, drogas ou dinheiro.
Segundo uma pesquisa divulgada na revista científica Nature Neuroscience, a dopamina age em nosso corpo reforçando alguns dos nossos comportamentos mais importantes para que assim garantam a nossa sobrevivência, como a alimentação e o sexo, ou pode ainda desempenhar um papel na motivação (recompensa por um esforço ou risco, como em apostas ou uso de drogas), o que não se sabia, no entanto, era como a substância poderia estar envolvida no prazer abstrato, como ouvir música.
musica_cerebro
Para a pesquisa, foram selecionados dez voluntários, com idades entre 19 a 24 anos, dentre uma lista de 217 que responderam a um anúncio solicitando pessoas que sentiam sinais de extremo prazer ao escutar música, através de aparelhos de diagnóstico por imagens, os cientistas da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, mediram a liberação de dopamina e a atividade do cérebro, ao mesmo tempo que sensores informavam a frequência cardíaca e respiratória dos voluntários, sua temperatura ou sinais de estremecimento de prazer no nível da pele.
Após os testes, os resultados indicaram que a dopamina é liberada antes mesmo do prazer associado à música ouvida, e durante o próprio pico de prazer, ou seja, no auge emocional, na realidade tratam-se de dois processos fisiológicos distintos que envolvem diferentes regiões do cérebro, durante o auge do prazer é ativado o núcleo "accumbens", envolvido na euforia produzida pela ingestão de psicoestimulantes (como a cocaína), antes, no prazer por antecipação, a atividade da dopamina é observada em outra área do cérebro.
01Como o esperado, a quantidade de liberação de dopamina no cérebro do indivíduo varia conforme a intensidade da emoção e do prazer que a pessoa está sentindo, em comparação com as medições realizadas ao escutar uma música "neutra" (indiferente aos voluntários).
O estudo ainda nos permite entender o porque da música ser tão explorada e de uma forma bastante eficiente por boa parte da indústria da publicidade e propaganda, ou até mesmo em filmes para induzir estados de humor, como um prazer abstrato, a música contribuiria, graças à dopamina, para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera (da próxima nota, de um ritmo preferido), de surpresa e de expectativa.
Portanto, muito cuidado na hora de selecionar as músicas para ouvir, agora que você tem uma noção do impacto que ela exerce no seu cérebro e humor!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A verdadeira liberdade


"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."

O perdão do coração


O mestre introduziu com perfeição as noções do verdadeiro perdão. Seus diálogos carinhosos com os discípulos pregaram por diversas vezes, a necessidade do verbo perdoar nas ações e pensamentos humanos.

Mas o que significa "perdoar"? Os dicionários de nossa língua definem como absolver, redimir, mas é este o verdadeiro perdão? Certamente que não. Precisamos aprofundarmo-nos um tanto mais para compreendê-lo.

O esquecimento do erro é a alma do perdão. Sem ele não podemos nos libertar das lembranças penosas, e das vinculações negativas com o próximo. Porém, cabe aqui um esclarecimento muito importante: não é a mente, a memória, que deve esquecer a ofensa, mas sim o coração, fazendo com que os sentimentos olvidem os fatos dolorosos. Por esta razão dizemos que, se ainda houver alguma gota de ressentimento, ainda não há o completo perdão. O ressentimento faz com que voltemos a nos sentir mal, faz com que retornem as mesmas impressões doridas, a mesma mágoa do passado. Ressentir é sentir continuamente, é continuar sentindo algo desagradável, como se as lembranças tristes permanecessem ecoando nas naves amplas do nosso coração indefinidamente.

Assim, para que exista o perdão do coração, faz-se necessário eliminar o ressentimento. Desta forma a memória poderá até lembrar, mas os sentimentos negativos já terão desaparecido, e isso propiciará nossa libertação das vibrações tempestuosas, dos traços de odiosidade que carregamos conosco.

Como, então, fazer sumir o ressentimento? Com a compreensão, com a visão ampliada que o Espiritismo nos dá, mostrando-nos que nada acontece fruto do acaso, que nenhum sofrimento tem a intenção de nos prejudicar, e que, no estágio evolutivo em que estamos, os erros ainda são comuns.

Precisamos compreender as dificuldades dos outros: Precisamos enxergar no ofensor, no inimigo que nos prejudica, uma alma que sofre, um ser que necessita de auxílio.

Nosso orgulho terá dificuldades em aceitar o perdão, pois para ele parecerá fraqueza, humilhação. Porém, com a compreensão mais madura da vida, das vicissitudes, das provas, expiações, nosso coração aceitará melhor, livre dos ressentimentos, atado somente à lição maior do amor ao próximo.

Ouvindo injúrias, recebendo críticas destruidoras e sendo abandonado pelas almas que deveriam amá-lo, Jesus perdoou, exemplificando o conteúdo excelso de sua mensagem. Na perfeição do mestre não havia lugar para o ressentimento...

Queridos amigos!! Independente de sua religião essa mensagem nos faz refletir que só existirá o perdão no momento em que não houver mais o ressentimento. E como diz na mensagem para eliminarmos o ressentimento precisamos ser mais compreensivos, entender mais o próximo. Todos possuímos defeitos, todos estamos em evolução, por isso deixe seu coração aberto e livre-se dos ressentimentos.

A outra porta


Você chega para apanhar o carro, geralmente com pressa, mas outro veículo está estacionado bem ao lado do seu, impedindo você de abrir a porta e entrar no carro.

O que fazer, então?

Xingar, chamar o irresponsável e dizer-lhe umas verdades, brigar com o porteiro, com o síndico, ou chutar os pneus do veículo infrator...

Essas talvez sejam as atitudes mais comuns. Mas será que resolvem o problema?

Ou será que acabam azedando ainda mais o seu dia e provocando um atraso maior aos seus compromissos?

Embora para muitos de nós as reações violentas sejam as que brotam mais facilmente, é importante pensar em soluções, em vez de nos debater e piorar a situação.

Indignados com o motorista descuidado que bloqueou a porta do nosso veículo, provocamos uma guerra de nervos.

Mas uma guerra que acaba só com os nossos próprios nervos, pois o infrator talvez esteja dormindo, fazendo suas compras calmamente...

Nesse caso, não seria melhor pensar um pouco e buscar uma solução para o problema?

Quando desejamos solucionar o problema em vez de encontrar e punir o culpado, nós acharemos outra saída, ou melhor, outra entrada...

Há uma porta do outro lado do veículo, a porta do passageiro. Que tal entrar por ela? Dá um pouco de trabalho, mas dá certo.

Seria uma solução inteligente. Resolveríamos o problema e pouparíamos os nossos nervos.

Figuradamente, em todas as situações da vida há sempre uma outra porta, uma outra janela, uma outra saída...

Basta que desejemos encontrar soluções e não culpados.

O que geralmente nos paralisa e nos embrutece diante de situações difíceis, é o orgulho.

O orgulho é sempre um mau conselheiro, em todas as circunstâncias.

O orgulho sempre sugere que isso não pode ficar assim, que é preciso dar uma lição no responsável pelo problema, que é preciso revidar, tomar satisfação, brigar.

Já a sabedoria aconselha: saia dessa, busque a outra porta, não vale a pena declarar guerra, você também erra, e quando isso acontece você deseja o perdão e a indulgência.

A sabedoria diz: vá em frente, não detenha o passo. A sua irritação não solucionará problema algum. Aja com inteligência, não reaja. A reação é própria dos irracionais.

Optar entre os conselhos do orgulho ou os da sabedoria, cabe exclusivamente a você, e a ninguém mais.

Assim, lembre-se sempre que tornar as coisas mais difíceis ou facilitá-las, é uma decisão sua. Só sua.

E facilitar pode ser exatamente dirigir-se à outra porta, abri-la, entrar, dar partida e tocar em frente, sem irritação, nem aborrecimentos desnecessários.

Pense nisso!

Os rios, caudalosos ou não, diante dos obstáculos desviam seu curso, superam barreiras e seguem seu caminho, levando em seu leito inúmeros benefícios por onde passam.

Você, mais do que os rios, traz em sua intimidade mil maneiras de contornar obstáculos e solucionar problemas, com sabedoria.

Se a vida lhe impede de entrar por uma porta, abra outra. Contorne os obstáculos, vença os desafios. Você é capaz.

Pense nisso!

Queridos amigos!! Que está mensagem nos sirva de incentivo, que possamos aprender com ela como enfrentar os obstáculos da vida. Não vamos deixar que pequenos aborrecimentos nos causem doenças, grandes problemas. Vamos aprender abrir a outra porta quando necessário.

Menos é mais


O escritor português José Saramago escreveu: Não ter pressa não é incompatível com não perder tempo.

Mas, hoje, o que mais se exige é rapidez. Rapidez em tudo. O computador deve ser de alta velocidade, é preciso pensar rápido, agir rápido para não perder negócios, para não perder audiência, para não perder mercado de trabalho.

No mundo dos executivos, ao contrário da realidade do trânsito, não há limite de velocidade. A multa é alta para quem anda lento. A ordem é supervelocidade.
Para esses, cada minuto conta. E se estressam somente contando o tempo que perdem aguardando o elevador, o semáforo abrir, o autoatendimento bancário lhes fornecer as informações de que necessitam.

São pessoas que se sentem culpadas quando param para um cafezinho, porque poderiam estar produzindo. A sua meta é executar projetos, ler apenas livros técnicos, acelerar a rotina. Tudo o mais é desperdício.

E, no entanto, a vida é feita de pequenas coisas.
Felizes são aqueles que decidem subir pela escada para exercitar as pernas e a imaginação. Aqueles que têm tempo para um sorriso ao desconhecido que está na fila, logo atrás, esperando sua vez para ser atendido.

Os que, em vez de engolirem um sanduíche rápido no escritório, preferem almoçar com um amigo, com calma, bater um papo descontraído. Ou melhor, ir até em casa e observar os filhos crescerem, enquanto a família se reúne em volta da mesa.

Essas pessoas não costumam usar atalhos para encurtar caminhos. Elas preferem procurar estradas com paisagens com que se possam deliciar.

Quando viajam, vão com calma. Não têm hora para chegar. Como as crianças, a quem o fazer é mais importante do que a tarefa pronta, eles param na beira da estrada para provar uma fruta e conversar com o vendedor, que sempre tem histórias para contar. Histórias de vida. Experiências importantes.

Quando descobrem uma paisagem bonita, param para apreciá-la. Alguns fotografam para levar consigo aquele momento mágico. Chegam ao destino com maior disposição e alegria.
Esses são os que adotam a filosofia de que menos é mais. Menos velocidade é mais oportunidade de olhar para os lados e apreciar a natureza.

Menos horas de trabalho equivalem a mais tempo com a família. Tirando levemente o pé do acelerador das suas vidas têm mais tempo para ouvir música, ler algo mais além do que a profissão lhes exige, assistir um filme, meditar.

Em síntese, têm mais tempo para viver. Em verdade, a velocidade máxima permitida para ser feliz é aquela que não nos deixa esquecer de que, além dos negócios, do trabalho, do dinheiro, o mais importante é a vida em si mesma.
Viver é uma arte. Todos nascemos com programas definidos que nos possibilitem o progresso. Por isso, todo momento se faz importante.
Também todas as experiências do cotidiano nos enriquecem. Desfrutar de cada uma delas retirando o máximo de proveito, deve ser a meta do homem sábio.
Isto significa aproveitar bem a vida. Não desperdiçar nenhuma de suas oportunidades.

Queridos amigos!! Precisamos entender que claro que temos responsabilidade em nossa vida profissional, mas não podemos deixar de viver, deixar de ter nosso lazer, outras oportunidades que fazem bem tanto para o corpo quanto para a mente. Aprenda a estabelecer limites para todas as suas atividades, assim você aprenderá que às vezes menos é mais.

Amigos..


Todos nós possuímos um tesouro inestimável. Chama-se corpo humano. É uma máquina especial, dotada de tantas utilidades que o homem já concluiu que necessita estudá-lo muito ainda para descobrir tudo de que ele é capaz.

A nossa capacidade cerebral, por exemplo, não é utilizada senão em parte.
Com tal preciosidade, no entanto, não nos preocupamos o quanto deveríamos. Falamos de como o violentamos, em nosso dia-a-dia.

Por exemplo, existem pessoas que se dizem difíceis de serem provocadas. Aparentam calma, sangue frio e ouvem provocações descabidas, sem entrarem em uma briga.
Dizem que não vale a pena aceitar a provocação alheia, se desgastar em função de desequilíbrios que o outro esteja vivenciando.

Têm razão. Poupam-se assim de adquirir problemas graves para sua saúde, como seja, um mal-estar gastrointestinal, com cólicas, dores no estômago, dores de cabeça.

Outras criaturas, entretanto, aceitam facilmente qualquer provocação. Basta um pequeno esbarrão, entrando no ônibus, alguém que passe à sua frente em uma fila de espera qualquer, uma ultrapassagem no trânsito, para comprarem uma briga.

Alteram-se, xingam e, mesmo depois do pretenso mal-educado se retirar do local, continuam despejando o fel da sua raiva por sobre os que as rodeiam.

Falam sem parar, fazem gestos exagerados e, se eventualmente, a outra pessoa aceitar o desafio, partem para as vias de fato. A violência explode em tapas, socos e até uso de arma.

Essas pessoas com dificuldade retornam ao estado anterior, de mais ou menos normalidade, ou de normalidade aparente.

Mal imaginam que, enquanto pretendem agredir, estão a si mesmas fazendo grande mal. Um ataque de raiva descarrega na corrente sanguínea tal quantidade de tóxicos que, após tudo tranquilizado, prossegue envenenando órgãos nobres do corpo.
Durante um acesso de ira, dezenas de neurônios, células cerebrais delicadas, podem ser destruídas.

Enquanto a adrenalina circula em abundância, o coração bate descompassado e, por se tratar de uma bomba frágil, sofre avarias. Desta forma, as pessoas que se enraivecem e brigam com facilidade são mais propensas a problemas cardíacos.

Um ministro da saúde de nosso país já teve oportunidade de afirmar que o trabalho não mata. O que mata é a raiva.

E tem razão. A raiva é responsável pela instalação no organismo físico de muitas enfermidades. Enfermidades que, mais cedo ou mais tarde, conduzirão a criatura a diminuição de sua capacidade mental e física. Na sequência, para a morte prematura.
Sábio foi o Mestre Jesus que nos ensinou a mansuetude, a calma, a paciência ante todas as situações.
* * *
Com calma em nosso cotidiano, evitaremos as indisposições com terceiros, as irritações na via pública, a agressividade no trânsito da cidade, bem como os estresses desnecessários dentro do lar.

Com calma entenderemos cada ocorrência à nossa volta e cada pessoa em nosso caminho.
Guardemos a certeza de que, com calma, nada perderemos em nossa trajetória humana.
Seja qual for a situação que nos convide à ação, à tomada de atitude, façamos com calma, com muita calma e aguardemos a colheita dos frutos da saúde e da paz.

Queridos amigos!! Comportamentos de raiva só trazem o mal para nosso corpo e alma. Vamos tentar nos policiar e mudar esse comportamento. Com calma, serenidade podemos resolver as coisas e não nos desgastar tanto. Vamos lá amigos faça esse bem para você mesmo.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tudo o que eu preciso


Tudo o que eu preciso pra viver carrego sem ocupar as mãos.
Tudo o que eu preciso pra ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa na bolsa, nem pesa nos ombros.
Carrego comigo o que é possível pra me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.
As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.
São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.
Que me locomovem sem que eu precise caminhar.
Que me alegram sem que eu precise comprar.
Carrego comigo a sabedoria herdada dos meus pais.
A dignidade conquistada com o meu trabalho.
As lições aprendidas na dor.
O amor dos meus afetos.
E a força da minha fé.
Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem.
Assim fica mais fácil viver e andar por aí.
Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão.
As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços.
Por isso eu carrego só coisas que caibam aqui, nos sonhos que eu inventei pra ser feliz.
Texto de Lena Gino

A força de palavras simples...


Deus...
Ajude-me sempre a dizer a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.
A mentira é o véu negro que envolve a vida, escondendo a felicidade, a força e a fortuna.

Se me der a força, não me tire a lucidez, companheira da verdade...

Se me der prosperidade, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Nunca me tire a esperança....
E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E, finalmente, senhor, se eu Te esquecer, eu peço, mesmo assim, que nunca se esqueça de mim.

Ser feliz é correr riscos..


Feliz é aquele que saboreia quando come, enxerga quando olha, dorme quando deita, compreende quando reflete, aceita-se e aceita a vida como ela é.
Há quem diga que felicidade depende, antes de tudo, de bastar-se a si próprio; de não depender de ajuda, de opinião e, sobretudo, de não se deixar influenciar por ninguém.
Será mesmo? Você pode imaginar uma pessoa assim?
Lao Tzé dizia: "Grande amor, grande sofrimento; pequeno amor, pequeno sofrimento; não amor, não sofrimento".
Pode imaginar você um homem sem paixão, sem desejos? A felicidade, entendida assim, não seria apenas um engôdo, algo contra a natureza humana?
Evidentemente! Sem amor, sem paixão, que sentido teria a existência?
A felicidade é proporcional ao risco que se corre. Quem se protege contra o sofrimento, protege-se contra a felicidade.
Quem se torna invulnerável, torna sem sentido a existência.
O homem feliz aceita ser vulnerável. O homem feliz aceita depender dos outros, mesmo pondo em risco sua própria felicidade.
É a condição do amor e de todas as relações humanas, sem o que a vida não teria sentido!!!

Coisas que a vida ensina


Amor não se implora, não se pede, não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados a Terra por Deus, para mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
A água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças acerca de suas ações.
OBRIGADO, DESCULPE e POR FAVOR são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah! O amor...
O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo... quem ama e é muito amado, vive a vida mais alegremente!

O Amor, a gentileza e a ternura


Quando se fala em relacionamento amoroso temos que pensar também na gentileza e na ternura. O comportamento sempre rude e grosseiro prejudica muito o relacionamento amoroso. Onde a erva daninha cresce em abundância não há espaço para as flores.
O comportamento rude pode tomar conta dos relacionamentos amorosos por falta de sabedoria. A pessoa não aprendeu a ser terna ou carinhosa. Seu lar só lhe mostrou um único modelo: o trato rude e indelicado. Maridos que gritam muito, companheiras estressadas e mal humoradas. A pressa, a falta de dinheiro e o cansaço são responsabilizados por esse ataque de nervos. Estar acostumado com o outro é também desculpa para a falta de respeito e de delicadeza. Como se a pessoa fosse obrigada a aguentar o destempero emocional do companheiro. Para muitos, ser gentil e carinhoso é ser bobo, demonstra vulnerabilidade nos sentimentos. Ninguém quer estar vulnerável. Aquele que mais se queixa e grita pode ser o mais frágil e o mais inseguro na relação.
Parece difícil falar em emoções mais tranquilas nesse mundo conturbado. A ansiedade irrita o sistema nervoso. O pedido da pessoa amada pode ser atendido apenas com um grito, palavrão ou ofensa. A conversa da esposa pode ser interpretada como enfadonha ou queixosa demais. E, desse modo, recebe o silêncio e o desprezo. Cuidamos do corpo, mas não estamos cuidando dos nossos relacionamentos e das nossas emoções mais refinadas. Temos que cuidar delas como flores delicadas que enfeitam o jardim do amor.
As falhas da pessoa amada podem ser perdoadas. A gentileza e a tolerância são lições apropriadas nesse momento difícil no trato com o outro. Mas aceitar um comportamento desumano e desrespeitoso o tempo todo é afrontar a si próprio.
Procure ficar atento ao seu comportamento em relação à pessoa amada. Eduque suas emoções renovando seus hábitos. Uma vida saudável pode afastar o mau humor crônico. A psicoterapia também pode lhe ajudar no auto aprimoramento. O sentimento de gratidão para com as pequenas alegrias da vida transforma as pessoas. A organização da sua rotina pessoal também pode melhorar seus relacionamentos. Estresse acentuado prejudica sua vida, sua saúde e até pode arruinar um relacionamento que tem tudo para dar certo. A falta de paciência com as falhas alheias ilustra algumas histórias de amor. Descontar na namorada ou na esposa sua insatisfação profissional não resolve sua vida. E, muito menos, descontar nos bichinhos de estimação o seu azedume. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas sempre irritáveis, emburradas e fechadas. Gestos de carinho podem evitar uma discussão e até melhorar a vida íntima do casal.
A rotina do dia a dia não pode ser de todo responsabilizada pelo seu comportamento rude ou sem tato. Veja a pessoa amada como um grande presente que Deus lhe deu. Trate-o como você gostaria de ser tratado. É conversando que a gente se entende. E se acha que o que vem recebendo é muito menos do que merece parta para outra. Lembre-se sempre das palavrinhas mágicas que podem ajudar seu relacionamento amoroso: por favor, muito obrigado, desculpe. E preste sempre atenção no tom da sua voz e no ritmo das suas emoções. O sorriso pode lhe abrir as portas do amor, porque ele abre as janelas coloridas da alma. O sorriso desarma as pessoas tristes, mal humoradas e carrancudas.

Viver ou juntar dinheiro?


Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos 40 anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.
Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO".
Max Gehringer